Vice-presidente da Região Centro Oeste na Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES), o Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Me. Alberto Barella Netto participou nesta quarta-feira, 14 de julho, de uma reunião estratégica com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Também integraram a comitiva, Antonio Habib (presidente), Nara Fortes (UNITAU) e Márcia Espindola (FURB) e o deputado federal Zé Mário Schreiner.
O encontro teve como objetivo garantir a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) no cenário do debate da educação superior, além de oportunizar sua inclusão nos projetos educacionais do Ministério da Educação. A visita ainda contou com o protocolo de solicitação de uma vaga no Conselho Nacional de Educação (CNE) para a representação da ANIMES e a inclusão das faculdades municipais nas políticas públicas de educação superior do Governo Federal. Em suas palavras, o presidente Habib agradeceu o professor Barella pela articulação do encontro estratégico, e a parceria com o representante do Poder Legislativo Federal que abriu portas no Ministério da Educação. “Finalmente, fomos vistos e ouvidos com bons olhos pelo MEC”, afirmou Habib que ainda confirmou a realização de uma reunião de diretoria o mais breve possível para traçar os próximos passos.

Após a audiência ministerial, a ANIMES tem o desafio de indicar os nomes para a escolha do Ministro, que serão os representantes da Associação no Conselho Nacional de Educação, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também, a elaboração de uma minuta de programa de política pública para o repasse de recursos financeiros para as IES municipais. “Demos um passo muito importante para o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior. Esse encontro com o ministro Milton Ribeiro abriu as portas para a nossa Associação e nos deu uma grande oportunidade de participar ativamente do debate da educação superior. Estamos cumprindo a missão da ANIMES: o de representar as demandas das IES associadas e pleitear melhorias em âmbito federal, pois quando muitos se unem em um forte objetivo, as conquistas são alcançadas”, reforçou Alberto Barella.

A ANIMES foi criada com o objetivo de reunir as demandas de Faculdades, Centros Universitários e Universidades Municipais. Com mais de 60 associados em quatro Estados do País. Composta por associações estaduais em todo o país, sendo elas de Pernambuco, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. As deliberações são definidas em conjunto com todos os presidentes de todas as autarquias do país, somando um total de 13 representantes na associação de Pernambuco (ASSIESPE), 30 representantes na associação de São Paulo (AIMES), 17 representantes na associação de Santa Catarina (ACAFE) e 4 representantes de Goiás (AIESGO). Ao todo são cerca de 70 Instituições Municipais associadas, oportunizando o acesso ao ensino superior a mais de 120 mil alunos no Brasil.