Os docentes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde – UniRV, Dr. Bacus de Oliveira Nahime, Me. Fausto Arantes Lobo, juntamente com o técnico de laboratório, Igor S. dos Santos, a egressa Andressa S. Sena e os professores Jorge Luís Akasaki (Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira – SP) e Elton Carvalho de Lima (Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional-TO) publicaram o artigo: “Caracterização de briquetes produzidos a partir de resíduos de madeira de eucalipto gerados em agroindústrias”, na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, avaliada pela CAPES como Qualis A2.
RESUMO: Caldeiras são amplamente utilizadas por indústrias e usinas termelétricas para gerar energia renovável. Porém, quando a biomassa é consumida, resíduos são gerados, que em sua maioria não podem ser descartados de forma adequada. Este estudo investigou o reaproveitamento do resíduo de madeira de eucalipto com o objetivo de transforma-lo em briquetes resistentes e duráveis para reaproveitamento em fornos e caldeiras. As propriedades físicoquímicas do resíduo foram estudadas em termos de composição química por fluorescência de raios-X, e sua estrutura cristalina foi avaliada por difração de raios-X.
Ambas análises termogravimétrica e termogravimétrica diferencial foram utilizadas para caracterizar a decomposição térmica do resíduo de madeira. O resíduo foi compactado em prensa universal com umidade suficiente para a fabricação de briquetes sob diferentes condições de pressão mecânica. Os testes de densidade aparente, durabilidade e queima foram realizados nos briquetes. A temperatura máxima atingida durante a queima depende da pressão de compactação de fabricação. Os briquetes se mostraram adequados para queima em caldeiras e fornos, e sua durabilidade é vantajosa para manuseio, reutilização e transporte.
Acesse o artigo completo, no
Link.