Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Acesso e Cadastro
Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Você pode conferir os horários completos no site oficial da UniRV: https://www.unirv.edu.br/paginas.php?id=681.
 
Como faço para me cadastrar?
 O cadastro é feito automaticamente via SEI. Para alunos, ele acontece durante a matrícula, e para servidores, com o setor de TI (ramal 3011). Basta se identificar na recepção.
 
Preciso de carteirinha para usar a biblioteca?
Não. Seu cadastro ativo no SEI é suficiente para acessar os serviços.
 
Não sou aluno nem servidor da UniRV. Posso usar a biblioteca?
Sim. Você pode usar o espaço para estudos e consultar o acervo no local. Na entrada, apresente um documento com foto para o cadastro de visitante.
 
Como verifico se um livro está disponível?
Você pode perguntar na recepção, enviar um e-mail para a biblioteca (biblio@unirv.edu.br) ou, se for aluno ou professor, consultar diretamente o catálogo no SEI.
 
Como acesso as bibliotecas virtuais da UniRV?
 O acesso está disponível em: https://www.unirv.edu.br/paginas.php?id=563.
 
Empréstimo, Renovação e Devolução
Quantos livros posso pegar emprestado e por quanto tempo?
 O limite varia de acordo com o tipo de usuário:
ü  Alunos: 3 livros por 7 dias úteis.
ü  Servidores: 5 livros por 10 dias úteis.
  
Como faço para renovar um empréstimo?
Alunos e professores podem renovar o empréstimo online, pelo SEI, ou presencialmente, levando o material. Servidores, no entanto, só podem renovar presencialmente. A renovação só é possível se o livro não estiver em atraso.
 
O que acontece se eu atrasar a devolução?
Atrasos geram uma multa de R$ 3,00 por livro, por dia, e suspendem seu direito a novos empréstimos até que o débito seja quitado no SEI.
 
Como faço para reservar um livro?
 A reserva pode ser solicitada pelo e-mail: biblio@unirv.edu.br.
 
Outra pessoa pode pegar um livro para mim?
Não. O empréstimo é pessoal e só pode ser feito pelo titular do cadastro.
 
Posso devolver o livro antes da data prevista?
Sim, você pode.
 
Um terceiro pode devolver o livro por mim?
 Sim. No entanto, é importante que você confirme a devolução depois, verificando o sistema ou pedindo o comprovante a quem fez a devolução.
 
Se eu tiver com multa, posso pegar outro livro emprestado?
 Não. Você precisa regularizar todos os débitos (multas e livros em atraso) para poder realizar novos empréstimos.
 
Como pago a multa?
 Você pode gerar o boleto para pagamento da multa no SEI, mas apenas após a devolução do material. Se o boleto vencer, será necessário gerar um novo e efetuar o pagamento no mesmo dia.
 
Paguei a multa, já posso pegar um novo livro?
Não. O sistema libera um novo empréstimo no próximo dia útil, a partir das 9h.
 
 
Serviços e Recursos
Por que não posso entrar com comida ou bebida?
Alimentos e bebidas são proibidos para preservar o acervo e a limpeza do ambiente.
 
Por que não posso usar caneta marca-texto?
 Para evitar danos aos materiais do acervo, o uso de canetas marca-texto não é permitido.
 
Posso deixar minha mochila no guarda-volumes e sair para outro local (ex: lanchar ou ir para uma aula)?
 Não. O guarda-volumes é de uso exclusivo para quem está utilizando o espaço da biblioteca.
 
A biblioteca tem computadores para os alunos?
Sim. As bibliotecas da UniRV oferecem computadores para pesquisa e acesso Wi-Fi. O uso é por ordem de chegada.
 
A biblioteca tem espaço para aulas?
Não. A biblioteca é um ambiente exclusivo para estudos e atividades extracurriculares.
 
Como faço para solicitar a ficha catalográfica do meu TCC?
 Preencha e envie o formulário "Dados para Ficha Catalográfica", disponível em: https://www.unirv.edu.br/paginas.php?id=680.
 
O que faço se perder ou estragar um livro?
 Comunique a equipe da biblioteca para receber as orientações sobre a reposição do material.
 
Como acesso o Portal de Periódicos da CAPES?
O acesso é feito pelo CAFe, utilizando seu login e senha do SEI, selecionando a instituição FESURV - Universidade de Rio Verde. As orientações detalhadas estão em: https://www.unirv.edu.br/paginas.php?id=679.
  
Vocês oferecem treinamento para pesquisa?
Sim. Treinamentos são oferecidos para os calouros a cada semestre, e a equipe da biblioteca está sempre disponível para orientar os usuários em suas pesquisas.
 
A biblioteca oferece serviço de impressão e digitalização?
 Não.
 
Como faço para doar livro(s) para a biblioteca?
O(s) livro(s) deve(m) estar em bom estado (sem poeira, rasgos, rasuras, anotações, cópias, etc), atualizado(s) (últimos 5 anos) e relacionado(s) aos cursos de graduação e pós-graduação da UniRV.

 
Normas e Regulamentos
Posso usar o celular para fazer ligações?
 Não. Para manter um ambiente silencioso e propício aos estudos, o uso do celular para ligações é proibido. Por favor, mantenha seu aparelho no modo silencioso. Se precisar fazer uma ligação, use a área externa.
 
Posso tirar fotos ou gravar vídeos?
 Sim, mas somente com autorização prévia da PRAP, solicitada com pelo menos 5 dias de antecedência. Envie um e-mail para biblio@unirv.edu.br  para orientações de como solicitar a PRAP.
 
Posso "marcar" um lugar com meu material e sair?
 Não. A biblioteca não se responsabiliza por materiais deixados nas mesas. Se a equipe identificar essa prática, o material será recolhido e levado para o setor de Achados e Perdidos no próximo dia útil.
 
Posso colocar os pés ou deitar nos estofados?
 Não.
 
Posso usar o elevador da biblioteca?
 O elevador é de uso exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD), idosos e gestantes.
 
É permitido levar mochila para a área de estudo?
 Não. As mochilas devem ser guardadas no guarda-volumes antes de entrar na área de estudo.