As diretrizes das atividades relacionadas a Extensão e Cultura da Universidade de Rio Verde foram definidas conforme os regimentos especificados:
As diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária, conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), são as seguintes: Interação Dialógica, Interdisciplinariedade e Interprofissionalidade, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante e, finalmente, Impacto e Transformação Social.
NORMAS DO CEUA E DO CEP
Projetos de extensão que envolvem animais e que os dados serão publicados, devem anteriormente ser submetidos para apreciação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).
Projetos de extensão que envolvem seres humanos e que os dados serão publicados, devem anteriormente ser submetidos para apreciação ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
AÇÕES DE EXTENSÃO
As ações de extensão são classificadas em Programa, Projeto, Curso, Evento e Publicação, com objetivo específico e prazo determinado e obedecem às definições conforme detalhada no arquivo abaixo.
ÁREAS TEMÁTICAS
Para cumprir sua missão fundamental de estabelecer relações sociais e culturais com a sociedade, optou-se por sistematizar o trabalho de extensão das Instituições de Ensino Superior de acordo com as seguintes áreas temáticas:
1. Comunicação: comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária e rádio universitária.
2. Cultura: desenvolvimento cultural; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança, produção teatral e circense.
3. Direitos Humanos e Justiça: assistência jurídica; direitos de grupos sociais; organizações populares e questões agrárias.
4. Educação: educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação para a melhor idade; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura.
5. Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de recursos naturais e sistemas integrados para bacias regionais.
6. Saúde: promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.
7. Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes.
8. Trabalho: reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.
As ações, em cada área temática, devem ser executadas com o cuidado de se contemplar as Diretrizes que orientam a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária de forma ampla, propostas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) em 2012, são elas:
· Interação Dialógica;
· Interdisciplinariedade e interprofissionalidade;
· Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão;
· Impacto na Formação do Estudante;
· Impacto e Transformação Social