1. O Projeto
O projeto será desenvolvido pela acadêmica Alice Marques Vidal, estudante do 8º período da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde – UniRV, bolsista de Iniciação Científica CNPq, sob orientação da Profª. Dr.ª Andrea Sayuri Silveira Dias Terada. O presente projeto trata-se de um levantamento de dados a respeito do conhecimento e prevalência de acidentes perfurocortantes entre acadêmicos de Odontologia durante as atividades na Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Rio Verde. Para a coleta será disponibilizado aos acadêmicos matriculados nos períodos 4° ao 10°, um questionário online pré-formulado, com o auxilio da ferramenta Google Formulários, abordando perguntas relevantes ao tema. Para a tabulação dos dados, será utilizada a própria plataforma Google Formulários e os resultados serão expressos e analisados por meio de estatística.
2. Objetivos
O objetivo principal é avaliar a ocorrência e o conhecimento dos acadêmicos sobre a prevenção de acidentes com instrumento perfurocortante na Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde.
3. Resultados esperados
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O estudo permitirá a realização de um levantamento de dados a respeito do conhecimento de biossegurança e condutas após acidentes perfurocortantes envolvendo alunos de graduação durante as atividades clínicas, com isso será possível traçar um panorama e o entendimento dos pontos em que há falha de orientação sobre o assunto. Permitindo que orientação específica sobre o assunto seja realizada de forma periódica, no intuito de desenvolver estratégias e medidas de prevenção em relação a esse tipo de acidentes e orientar sobre as condutas após os acidentes para preparação desses acadêmicos para a vida profissional. Além disso, será possível avaliar a prevalência dos acidentes, a disciplina e material predominante e o momento em que ocorreu a perfuração. Um estudo piloto realizado pelos pesquisadores evidenciou que aproximadamente 25% dos acadêmicos já sofreram acidentes perfurocortantes, dentre esses alunos mais da metade não notificou o ocorrido e consequentemente não tomou a medida adequada pós-exposição acidental. Dessa forma, fica evidente que existe a necessidade de melhor entendimento da temática, como forma de prevenção e orientação para os futuros profissionais.
4. Contribuições e Reflexões Do Projeto
Este estudo permitirá o desenvolvimento de estratégias de prevenção, e condutas após tais acidentes. Além disso, para a acadêmica ressalta a importância da Iniciação Científica, servindo como complemento para sua formação pessoal e acadêmica, permitindo uma visão profissional mais crítica e ampla, e experiência em relação à pesquisa, organização, forma de coleta, análise e escrita científica.