1. O Projeto
O presente projeto é realizado pelo acadêmico Gabriel Rocha Maciel do 4º período do curso de engenharia mecânica, sob orientação do Eng. Me. Edson Roberto da Silva. Tal trabalho é uma continuação de uma pesquisa que visou verificar a influência do tipo de concreto na proteção térmica do aço CA-50, e verificou também a influência da temperatura e do tempo de exposição do concreto em condições controladas de incêndio. O presente estudo analisará a influência da velocidade de resfriamento do incêndio. Os corpos de provas serão fabricados e testados no laboratório de processo e fabricação da faculdade de engenharia mecânica, aonde serão levados ao forno elétrico e submetidos a situações semelhantes a de um incêndio, por fim os vergalhões de aço serão retirados do concreto, e submetidos a testes de tração na máquina de ensaio de tração no laboratório da faculdade engenharia civil.
2. Objetivos
Estudar o comportamento mecânico do aço CA-50 de estruturas de concreto armado submetidas a altas temperaturas e resfriados em diferentes velocidades. Determinar a influência da velocidade de resfriamento sobre a resistência mecânica do aço CA-50 revestido com concreto e submetido a altas temperaturas. Verificar o efeito da temperatura e do tempo de exposição a altas temperaturas sobre a resistência mecânica do aço CA-50. Realizar análise estatística para verificar o efeito da velocidade de resfriamento, da temperatura e do tempo de exposição sobre a resistência mecânica do aço CA-50.
3. Resultados esperados
Tal trabalho se concentra em identificar as causas da degradação dos aços usados como armadura em estruturas de concreto nos casos de incêndios. Mais especificamente, espera-se determinar como o aço estrutural CA-50 se comporta quando submetido às altas temperaturas de um incêndio, e então resfriado com diferentes velocidades. Sendo assim espera-se obter resultados objetivos e concretos a respeito dos efeitos do incêndio nas estruturas compostas por aço, podendo assim dizer, com certeza, se é seguro ou não reaproveitar a estrutura de uma construção que sofreu incêndio.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
O desenvolvimento de tal pesquisa, pode contribuir para a área da construção civil, do ponto de vista da metalurgia, visando o melhoramento de estruturas que proporcionem à edificação maior segurança contra os temidos incêndios, e que não sofra tanto com as elevadas temperaturas provocadas pelas chamas. Além disso, o projeto de relevância para a formação acadêmica do aluno, gerando uma experiência ampla sobre o assunto e proporcionando o conhecimento sobre a pesquisa cientifica