A Universidade de Rio Verde promove na próxima semana o 35º Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais Aplicadas (SEJUR), reunindo acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais em uma programação dedicada ao debate de temas diretamente ligados aos desafios da sociedade atual. Com o tema “Justiça, Responsabilidade e Inovação na Sociedade Contemporânea”, o evento reforça o compromisso da Universidade com a formação crítica, interdisciplinar e conectada às transformações do mundo.
Tradicionalmente reconhecido como um dos importantes momentos de integração acadêmica da UniRV, o SEJUR amplia, nesta edição, o diálogo entre Direito e Odontologia, aproximando diferentes áreas do conhecimento a partir de questões que envolvem ética, responsabilidade profissional, ciência, saúde, cidadania e justiça.
Mais do que complementar a formação em sala de aula, o simpósio cria um espaço para que os participantes tenham contato com profissionais que vivenciam, na prática, situações relacionadas aos temas discutidos. A proposta é estimular perguntas, reflexões e novas perspectivas sobre o papel das diferentes profissões diante das transformações sociais e tecnológicas.
A escolha do tema “Justiça, Responsabilidade e Inovação na Sociedade Contemporânea” acompanha um cenário em que profissionais de diferentes áreas precisam lidar, cada vez mais, com decisões que unem conhecimento técnico e responsabilidade ética e social.
Na área da saúde, por exemplo, os avanços científicos e tecnológicos trazem novas possibilidades de tratamento, mas também levantam discussões sobre limites profissionais, responsabilidade civil, ética e relação com os pacientes. No Direito, as mudanças sociais e tecnológicas desafiam constantemente a interpretação e a aplicação das normas.
É justamente nesse ponto em comum que o SEJUR encontra seu diferencial. Ao reunir profissionais do Direito, da Odontologia, da saúde e de instituições públicas, o evento amplia o olhar dos participantes e mostra que muitos dos desafios contemporâneos não podem ser discutidos de forma isolada.
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a realização de mais uma edição do SEJUR reafirma o papel da Universidade na formação de profissionais preparados para compreender os desafios de seu tempo. “O SEJUR é um espaço em que nossos estudantes têm a oportunidade de ouvir profissionais de destaque, questionar, trocar experiências e ampliar a compreensão sobre questões que impactam diretamente a sociedade. A escolha do tema desta edição reúne justiça, responsabilidade e inovação, com o compromisso de oferecer uma formação que vá além do conhecimento técnico, preparando profissionais conscientes de seu papel social”, destacou o reitor.
A programação do 35º SEJUR foi construída para abordar diferentes perspectivas sobre responsabilidade profissional, ética, ciência, direitos fundamentais e atuação do Estado. Confira:
“A Responsabilidade dos Profissionais da Saúde: Entre a Prática, a Ética e o Judiciário”, Dra. Tatiana Accioly Fayad.
“Ética Profissional: Os Limites da Atuação Contemporânea, Redes Sociais e Sensacionalismo”, Dra. Nadia do Lago Costa.
“A Harmonização Facial sob a Perspectiva da Odontologia Legal: Perícia, Ética e Responsabilização”, Dr. Rhonan Ferreira da Silva.
“Responsabilidade Civil na Saúde: Onde termina a Intercorrência e começa o Erro?”, Dra. Karine Penera.
“A Ciência a serviço da Verdade: O Trabalho Técnico da Polícia Científica de Goiás”, com Nubia Miranda Vieira.
“A Constituição como Lei das leis: Supremacia, Efetividade e os Desafios do Tempo Presente”, com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.
“Habeas Corpus Coletivo e Saúde Pública Prisional: Do HC nº 143.641 ao Estado de Coisas Inconstitucional”, Dr. Gustavo Mascarenhas
“O Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal: A Última Trincheira da Cidadania”, Dr. Rafael Ferreira de Souza.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Eduardo Thomaz