A Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde (UniRV) realizou na noite da segunda-feira, 15 de junho, a II Mostra Cultural, evento promovido pelos acadêmicos do 1º período como resultado das atividades desenvolvidas na disciplina Arte e Educação. A programação reuniu professores, acadêmicos e convidados em um momento de socialização do conhecimento e valorização das linguagens artísticas.
A Mostra Cultural teve como principal objetivo apresentar experiências, produções artísticas e práticas pedagógicas construídas ao longo do semestre, evidenciando a arte como uma linguagem essencial para a formação humana, o desenvolvimento infantil e a prática docente. Durante o evento, os acadêmicos demonstraram como a arte pode ser utilizada como recurso educativo capaz de estimular a criatividade, a sensibilidade, a comunicação e a construção de significados.
Na abertura da programação, a Diretora do curso, Prof.ª Dra. Deusmaura Vieira Leão, destacou a relevância da arte no processo formativo dos futuros professores, ressaltando que “a vivência artística amplia a compreensão sobre o desenvolvimento integral da criança e fortalece a construção de práticas pedagógicas mais criativas, sensíveis e significativas”.
A solenidade contou com a participação da professora Kênia Ramos, responsável pela disciplina Arte e Educação, que acompanhou e orientou as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no decorrer do semestre. A programação foi marcada ainda, por apresentações que evidenciaram diferentes possibilidades de inserção da arte no contexto educacional.
Entre os destaques, esteve a interpretação da canção “Aquarela”, de Toquinho, apresentada pelos acadêmicos, reforçando o papel da música no desenvolvimento da imaginação, da expressão e da criatividade. O público também prestigiou a encenação teatral “Curupira”, inspirada em uma das mais conhecidas lendas do folclore brasileiro. A apresentação destacou a importância de trabalhar a cultura popular, as tradições e o respeito à natureza desde a infância, contribuindo para a valorização da identidade cultural brasileira.
Outro momento significativo, foi a apresentação temática sobre emoções, alimentação saudável e higiene, que abordou de forma lúdica e educativa, aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio da dramatização, os acadêmicos demonstraram como o teatro pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para promover aprendizagens relacionadas ao autocuidado, à saúde e ao bem-estar.
Além das apresentações artísticas, a Mostra contou com uma exposição de trabalhos produzidos durante o semestre. Com temas relacionados à literatura infantil, releituras de artistas plásticos, alfabetização, cantinhos de leitura, jogos pedagógicos e diferentes expressões artísticas voltadas à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a exposição permitiu aos visitantes conhecerem propostas criativas e metodologias que poderão contribuir para a futura atuação docente dos acadêmicos.
Com a realização do evento, a Faculdade de Pedagogia reafirma o compromisso com uma formação que integra teoria, prática, cultura e sensibilidade, reconhecendo a arte como um direito da criança e uma dimensão indispensável do desenvolvimento humano, além de evidenciar o protagonismo dos acadêmicos e a importância de experiências formativas que aproximam os futuros pedagogos das múltiplas possibilidades educativas das linguagens artísticas.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Pedgogia