Neste domingo, 07 de junho, a Faculdade de Engenharia Mecânica realizou a 24ª Edição da tradicional corrida de Mini Baja. O evento desafia os futuros engenheiros a projetar e competir com veículos off-road. Este ano a corrida também foi um momento de celebrar o Dia do Engenheiro Mecânico, comemorado no dia 05 de junho.
O evento, além de ser um espaço para testar as capacidades dos estudantes de engenharia, fortalece o espírito de competição saudável e parceria. A interação entre as equipes e a troca de conhecimento durante o processo de construção dos veículos mostram como a corrida de Mini Baja vai além de uma simples competição, transformando-se em uma oportunidade de aprendizado prático.
A competição avalia em três quesitos as equipes: estar de acordo com os critérios de segurança estabelecidos pela norma do Baja SAE Nacional (100 Pontos); a participação dos integrantes das equipes na competição e pontualidade (100 pontos) e o maior número de pontos na corrida de resistência (cada bateria vale 100 pontos), somando um total de 500 pontos. As três primeiras equipes que somam mais pontos nestes critérios recebem a premiação. A banca avaliadora é composta por professores da Engenharia Mecânica.
A interação entre as equipes e a troca de conhecimento durante o processo de construção dos veículos mostram como a corrida de Mini Baja vai além de uma simples competição, transformando-se em uma oportunidade de aprendizado prático. Todos os carros são 100% montados pelos estudantes, que adaptam as peças para que o carro resista a prova.
Após as três baterias de 15 voltas cada e a somatória de pontos dos pilotos foi o momento de realizar a premiação.
Conquistando o 3º lugar no pódio, a Xablau.
No segundo lugar, a equipe Serafim Racing.
O primeiro lugar ficou para a equipe Extreme.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos