O ano de 2025 foi marcado por grandes conquistas e investimentos significativos na Universidade de Rio Verde, elevando ainda mais, o padrão de excelência do ensino superior ofertado. Alguns espaços estruturados e que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem tiveram papel fundamental ao longo do ano, se tornando uma importante ferramenta de aprendizado prático, como por exemplo, os laboratórios Multiusuários II que ser tornaram o ponto de encontro de atividades de vários cursos das áreas da saúde, ciências biológicas, agrárias e engenharias, contribuindo de forma decisiva para a formação profissional dos acadêmicos.

Para se ter uma ideia da quantidade de atividades no ambiente tecnológico e inovador, foram realizadas mais de 12 mil aulas práticas, além de mais de 300 atividades extracurriculares, que incluíram monitorias, participação de ligas acadêmicas, realização de treinamentos e práticas complementares, ampliando assim, as oportunidades de aprendizagem, além de aproximar teoria e prática desde os primeiros períodos da graduação.
Além das atividades regulares, os Laboratórios Multiusuários deram suporte a importantes eventos institucionais, como a Jornada da Odontologia, o Interligas de Medicina e o VII COMERV, fortalecendo as atividades e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como, a ampliação do intercâmbio de conhecimentos e a vivência acadêmica para além da sala de aula.
No campo da pesquisa, os Laboratórios Multiusuários II tiveram uma atuação expressiva, com a implantação do Laboratório de Microbiologia do Solo, viabilizada com apoio da FAPEG e da CAPES, proporcionando somente em 2025, a realização de cerca de 3.630 análises vinculadas a projetos institucionais, fortalecendo a produção científica da Universidade. O laboratório também serviu de suporte técnico para o desenvolvimento de ações de extensão, como por exemplo, o Projeto Mestres Extensionistas, que realizou ações voltadas aos estudantes do ensino médio, aproximando os futuros acadêmicos do ambiente científico universitário.

Além disso, o Laboratório de Análises Microbiológicas de Alimentos manteve atuação qualificada ao longo do ano, realizando análises voltadas à segurança dos alimentos e ao controle microbiológico, com o processamento de mais de 100 amostras. A unidade oferece suporte ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para fiscalizar a qualidade dos alimentos que são produzidos em Rio Verde.
O bloco de Laboratórios Multiusuários II foi entregue à comunidade acadêmica em e fevereiro de 2024, e representa um investimento estratégico da Universidade para promover a interdisciplinaridade e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. São mais de 3 mil metros quadrados de área construída, que representa um marco significativo na trajetória científica e educacional da instituição. O local conta com mais de 10 mil itens, entre materiais, equipamentos instrumentos e vários outros, e muitos dos equipamentos são importados, representando o que há de mais moderno tanto para as aulas, quanto para o desenvolvimento de pesquisas.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos