Oferecendo uma infraestrutura de ponta, aliada ao ensino superior de excelência, a Universidade de Rio Verde conta com mais de 100 laboratórios para pesquisa, além de núcleos de estímulo à prática de atividade socioculturais e científicas, Clínicas-escola, Fazenda Experimental, e vários outros espaços voltados ao processo de ensino-aprendizagem. E esses laboratórios são essenciais para o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades técnicas em diversas áreas.
São equipamentos modernos e de ultima geração que fazem parte da rotina de aulas de cursos como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia, Psicologia, Agronomia e Medicina Veterinária, por exemplo. E todo esse ambiente tecnológico estrategicamente foi estruturado no bloco de Laboratórios Multiusuários II, que além de ser ponto de encontro das aulas, também servem de importante espaço para o desenvolvimento das pesquisas.
O local foi entregue à comunidade acadêmica em e fevereiro de 2024, e representa um investimento estratégico da Universidade para promover a interdisciplinaridade e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. São mais de 3 mil metros quadrados de área construída, que representa um marco significativo na trajetória científica e educacional da instituição.
Foram investidos em torno de R$ 13 milhões em infraestrutura e equipamentos atualizados de alto nível para garantir o avanço da pesquisa e do ensino. Os Laboratórios de Química e Bioquímica por exemplo, oferecem aulas experimentais com estufas, capelas e vidrarias para disciplinas como química geral, orgânica e analítica.
Já o Laboratório de Fisiologia Humana contém cerca de 20 microscópios binoculares e trinoculares para estudos em fisiologia, embriologia e biotecnologia. Nos Laboratórios de Microscopia e Microbiologia, os alunos utilizam mais de 100 exemplares para analisar folhas e estudar patologia e microbiologia, com suporte de incubadoras, estufas e autoclaves.
Também equipados para as aulas, o Laboratório de Processamento Histológico armazena mais de 6.500 lâminas para pesquisa, e o Laboratório de Embriologia preserva cerca de 200 embriões para estudo de desenvolvimento de diferentes espécies. Para a Fisioterapia, os Laboratórios de Órtese e Práticas Fisioterapêuticas permitem a confecção de órteses e próteses, além de práticas como massoterapia e cinesioterapia.
Voltado a realização de experimentos em tecnologia de alimentos e confeitaria, o Laboratório de Nutrição e Dietética é utilizado pelos acadêmicos e professores de cursos como Agronomia, Medicina Veterinária e Pronatec, ministrando aulas sobre tecnologia de alimentos e confeitaria, com cooktops, refrigerador, forno elétrico e freezer. Já os Laboratórios de Semiologia e os Laboratórios de Anatomia Humana são fundamentais para a prática clínica, oferecendo simuladores, bonecos e mesas de necropsia e o Laboratório de Técnica Operatória permite o aprendizado de procedimentos cirúrgicos para estudantes de Medicina e áreas afins.
Com tecnologia avançada, o Laboratório de Simulação Virtual e os Laboratórios de Simulação Médica recriam cenários clínicos para treinamento, utilizando telas interativas, monitores multiparâmetro e simuladores de pacientes. Os Laboratórios de Treinamento Pré-Clínico preparam estudantes de Odontologia com simuladores, refletores odontológicos e equipamentos de raio-x. e para fechar a mega estrutura do Bloco de Laboratórios Multiusuários, os Laboratórios 13 e 15 funcionam como suporte para aulas e projetos de pesquisa. Com essa estrutura moderna e diversificada, a instituição garante uma formação de excelência.
O local conta com mais de 10 mil itens, entre materiais, equipamentos instrumentos e vários outros. O Bloco de Laboratórios Multiusuários da UniRV hoje e um dos mais modernos e tecnológicos, contando com equipamentos de última geração que tem oportunizado os acadêmicos uma formação superior de qualidade. Muitos dos equipamentos são importados e representam o que há de mais moderno tanto para as aulas, quanto para o desenvolvimento de pesquisas.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos