Fortalecendo o elo entre academia e comunidade, a Faculdade de Engenharia de Software (Fasoft) da Universidade de Rio Verde realizou ao longo deste ano o programa de extensão ‘Evolucionando o Ensino com IA’. A atividade visa a formação continuada de professores da rede pública municipal no uso de Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional.
Por meio de reuniões quinzenais, rodas de conversa e atividades práticas que abordam ferramentas como ChatGPT, Slides.AI e Synthesia, o projeto ensina os professores a aplicar em sala de aula as possibilidades tecnológicas e o uso pedagógico desses recursos. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Wayrone Klaiton Luiz Silva, e as aulas são ministradas com acadêmicos do curso que atuam como tutores.
A Diretora da Fasoft, Professora Dra. Fabiana Girotto conta que a continuidade do projeto está prevista para o próximo semestre. “Pretendemos continuar com ampliação das ações e incorporação de novas práticas com Inteligência Artificial Generativa, consolidando a parceria entre a UniRV e a Secretaria Municipal de Educação”, reforça.
A Diretora destaca ainda que o projeto se revelou uma experiência formativa estratégica. “Durante a realização do projeto pudemos observar que o projeto reafirma a potência da formação continuada quando ancorada na escuta, na prática e na inovação. Mais do que números, trata-se de uma experiência de transformação concreta, tecida entre universidade e rede pública, com a IA como ponte para o futuro da educação”, afirma.
Com a segunda etapa do projeto ao total 50 professores já passaram pelo programa de extensão. Diante dos números e do sucesso do programa, a possibilidade é de duas turmas para o próximo semestre letivo contemplando 100 professores da rede pública municipal, segundo a Diretora.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto comenta que o projeto é uma importante ferramenta para fortalecer o vínculo entre Universidade e rede pública. “Este projeto garante muitos benefícios, mesmo além da parceria e é motivo de orgulho. A inserção prática da inovação educacional no ensino, o desenvolvimento profissional docente e discente, o impacto social na formação continuada de professores da educação básica e a integração efetiva entre ensino, pesquisa e extensão, vão ao encontro da missão institucional da UniRV”, afirma.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Engenharia de Software