Na última segunda-feira, a Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde promoveu a primeira palestra de apresentação e conscientização sobre o novo Projeto de Extensão em Robótica, que será oficialmente iniciado no próximo semestre letivo (2026/01).
O encontro aconteceu no Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – AgroHub, e marcou o início de uma importante parceria entre a instituição e o SESI/SENAI, referência nacional no ensino técnico e na aplicação da robótica educacional no ensino fundamental e médio.
A palestra foi conduzida por professores do SESI/SENAI, Morgana e Ruan, acompanhados de alunos do Ensino Médio, integrantes da equipe competitiva Riverpolo, reconhecida pela participação em torneios de robótica.
Durante a palestra a Professora Morgana destacou que o projeto amplia oportunidades de aprendizado em robótica e ainda fortalece o desenvolvimento de soft skills, competências como trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança e comunicação. “O projeto vem para agregar não só no ensino técnico da robótica, mas também na formação integral do estudante, que aprende a pensar, colaborar e inovar”, esclarece.
A Diretora da Fasoft, Professora Dra. Fabiana Girotto, destaca que a parceria com o SESI/SENAI permitirá que a graduação em Engenharia de Software incorpore práticas já consolidadas no ensino dos institutos, ampliando as possibilidades de formação para os universitários.
A Diretora também comenta que além do eixo de capacitação técnica, o projeto também possui caráter social. “Como iniciativa de extensão, o projeto será ofertado à comunidade, possibilitando que acadêmicos da Engenharia de Software desenvolvam atividades voltadas principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, que raramente têm acesso a experiências formativas em tecnologia e robótica”, esclarece.
Os estudantes da graduação já iniciaram a elaboração das primeiras ações, que serão realizadas ao longo de 2026, com foco em oficinas, demonstrações práticas e desenvolvimento de protótipos educativos para estimular o interesse de crianças e adolescentes pela área de tecnologia.
Prof. Fabiana também revela que novas palestras e encontros serão disponibilizados a todos os acadêmicos da Universidade no próximo semestre, ampliando as oportunidades para aqueles que desejam integrar o projeto ou aprofundar seus conhecimentos na área de robótica educacional.
Para o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, essa parceria fortalece o compromisso da Universidade com a inovação em seu principal sentido: o impacto social. “Esta parceria vai ao encontro de nossa missão enquanto instituição de ensino superior. Buscamos formar profissionais que contribuam com a sociedade através do conhecimento, tornando acessível a ciência e a tecnologia desenvolvida aqui”, afirma.
Equipe ASCOM
Fotos: Faculdade de Engenharia de Software