Na manhã desta quarta-feira, dia 03 de dezembro, os membros do Conselho Universitário – CONSUNI se reuniram para deliberar pautas estratégicas para o desenvolvimento institucional, durante a 103ª reunião ordinária. Durante o encontro, os conselheiros discutiram assuntos relacionados ao planejamento acadêmico e administrativo, com foco na qualificação das estruturas de ensino, pesquisa e extensão.
Após a reunião, os conselheiros realizaram uma visita ao novo Hospital Municipal Universitário (HMU), local que se tornará o principal campo das atividades práticas dos cursos da área da saúde. A visita teve como objetivo apresentar aos conselheiros a dimensão da obra e as condições de funcionamento da unidade, que contará com mais de 300 leitos destinados ao SUS, centro cirúrgico moderno, ambulatórios, áreas de diagnóstico por imagem, leitos de UTI e espaços projetados para atividades de ensino e pesquisa.
A estrutura, fruto de parceria firmada entre a UniRV e o poder público municipal, é considerada um marco para a expansão da formação em saúde e para o fortalecimento da rede de atendimento público municipal. Durante a visita, os conselheiros conheceram de perto a estrutura do hospital que pode ser considerado o maior público do Brasil.
A infraestrutura moderna conta com investimento institucional de mais de R$ 100 milhões em toda estruturação. O HMU conta por exemplo, com aparelho de hemodinâmica, um sistema de terapia guiada por imagem para procedimentos cardíacos, vasculares e neurológicos. A plataforma utiliza tecnologia de ponta, como inteligência artificial, para oferecer imagens de alta resolução e auxiliar no diagnóstico e tratamento minimamente invasivos, garantindo maior precisão, eficiência e segurança para o paciente.
Além disso, o local será um dos principais do Brasil em cirurgia robótica no sistema SUS, contando com Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci X, um robô cirúrgico que será usado para auxiliar na realização de cirurgias. Essa tecnologia abre portas para um futuro de cirurgias mais precisas, menos invasivas e com recuperação mais rápida para os pacientes.
O novo hospital universitário além se tornar a principal plataforma de aprendizado prático, fortalecer a pesquisa aplicada, contribuir para a melhoria dos serviços públicos de saúde, consolidando a UniRV como agente de saúde pública, também fortalece os programas de residência médica e residência multiprofissional, que tem cada vez mais espaço nacional como opção para a formação especializada.
Equipe ASCOM UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos