Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Egressa da UniRV é aprovada no Bar Exam de Nova York

Publicado em: 11-11-2025
Compartilhar

A trajetória da advogada Bianca Nogueira Pipala, egressa do curso de Direito da Universidade de Rio Verde, é um exemplo de determinação, excelência acadêmica e visão global. Bianca conquistou em 2025 uma das maiores realizações de sua carreira: a aprovação no Bar Exam do Estado de Nova York, o exame que habilita advogados a exercerem a profissão nos Estados Unidos.
 
Bianca se formou em Direito em agosto de 1997 e obteve aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no início do ano seguinte. Desde então, construiu uma carreira sólida nos Estados Unidos, trabalhando em grandes escritórios de advocacia na cidade de Nova York. Em maio de 2025, concluiu o Mestrado em Leis Americanas (LL.M.) pela Fordham University, com honras Cum Laude, um título concedido a estudantes com desempenho acadêmico de destaque.
 
Para prestar o Bar Exam, Bianca conta que precisou passar por um rigoroso processo de validação do diploma e do currículo jurídico brasileiro, um processo que pode levar até seis meses. “Como o sistema jurídico do Brasil é baseado em códigos e o dos Estados Unidos em leis comuns, para curar essa diferença, o estado de Nova York nos autoriza a cursar um mestrado que dura aproximadamente um ano para prestar o exame da ordem”, explica Bianca.
 
Ela compartilha que outros desafios quanto a prova são o tempo para estudar para o exame, não se deixar influenciar por estatísticas e relatos negativos na internet, o exame ser administrado apenas duas vezes ao ano (em julho e em fevereiro), terminar o exame dentro do horário permitido, e ser fluente o suficiente em inglês para ler e interpretar questões rapidamente
 
O exame de Nova York é conhecido por sua dificuldade e baixa taxa de aprovação para advogados formados no exterior. Bianca se dedicou intensamente ao estudo por 10 horas diárias durante quase três meses, conciliando a rotina de trabalho, família e preparação. “O Bar Exam é uma verdadeira maratona. São 14 matérias para estudar dentro de um período muito curto – sem termos a certeza de quais matérias vão ser testadas na prova escrita. Estudei de 8 a 10 horas por dia, todos os dias, e só tirava o domingo à tarde de descanso”, relatou.
 
Ela também destacou a importância do suporte da família ao longo do processo. “Sou muito grata ao meu marido e às minhas filhas, que me apoiaram durante todo esse período.”
 
Com a aprovação, Bianca passa a ser advogada licenciada no Estado de Nova York, com autorização para exercer a profissão de forma autônoma. A conquista abre portas para uma atuação sem limitações.
 
“Eu trabalho há muitos anos nos Estados Unidos como paralegal em escritórios de advocacia de alto porte em Nova York, com escritórios em vários países. Por não estar licenciada a advogar aqui, todo o meu trabalho era realizado sobre a supervisão de advogados licenciados nos Estados Unidos. Com a aprovação no bar exam de Nova York eu não vou ter mais limitações – eu vou poder atuar como advogada licenciada, com autonomia e responsabilidade ética própria”, declara.
 
“De uma forma geral, ser habilitada para advogar em dois países (Estados Unidos e Brasil), abre as portas para atuar em outras áreas de direito como direito internacional, arbitragem internacional, transações comerciais entre países, compliance global e consultoria para empresas multinacionais, fusões e aquisições (M&A), direitos humanos, ou para expandir na minha área que é direito de imigração e mobilidade global para empresas e indivíduos”, afirmou.
 
A história de Bianca reflete o compromisso da UniRV em formar profissionais preparados para os desafios do mundo contemporâneo, capazes de transformar conhecimento em impacto social e internacional.
 
Para aqueles que tem o mesmo sonho que ela, Bianca deixa um conselho. “Se você quer estudar no exterior ou advogar em outro país, o meu conselho é:  não desista dos seus sonhos, por mais distantes que pareçam. Encare o processo um passo de cada vez. É fácil se sobrecarregar porque o processo é muito longo, então o meu conselho é concentrar no que precisa ser feito hoje. Não acredite quando te disserem que não é possível. E difícil, sim, mas não é impossível. Nunca é tarde para investir no nosso crescimento pessoal e profissional”, declarou.
 
Para o reitor da UniRV, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a trajetória de Bianca representa o espírito da Universidade que forma profissionais atentos ao mercado a nível global. “O sucesso da Bianca é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. Ela simboliza o que acreditamos na UniRV: que o conhecimento não tem fronteiras. Sua conquista reafirma nosso compromisso com a internacionalização e com uma formação que prepara nossos acadêmicos para dialogar com o mundo, levando consigo a ética, a competência e os valores humanos que são a marca da nossa instituição. Parabéns pela conquista, Bianca!”, assinala.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal

+ Notícias

#

Oficina de Extensão Universitária destaca o papel da extensão na formação acadêmica

  Com o objetivo de fortalecer o papel da extensão no processo de formação universitária, foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 ...

#

Projeto de extensão cria mais de mil obras e estimula a arte na comunidade acadêmica

  Mais de 1.100 obras produzidas manualmente por 135 alunos de 14 cursos diferentes, além de visitantes, marcaram a edição deste ano do Inktobe...

#

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina da UniRV

A aprovação no Vestibular de Medicina da Universidade de Rio Verde, UniRV, é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Reconhecida nacionalmente por ...

#

Reforçando compromisso com pesquisa e inovação, CICURV começa na quinta-feira

   A Universidade de Rio Verde realizará nos dias 13 e 14 de novembro, a 19ª edição do Congresso de Iniciação Cient&iac...

#

Excelência do ensino superior da UniRV é reconhecido pela comunidade no Pop List 2025

    Reforçando o protagonismo da Universidade de Rio Verde como referência em educação superior de excelência, o reitor Profe...