O artigo “Sonolência Diurna Excessiva e Seus Fatores Associados Entre Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Sexo Masculino no Brasil” do Professor das Faculdades de Medicina e Odontologia da Universidade de Rio Verde, Dr. Renato Canevari Dutra foi publicado no periódico internacional Journal of Sleep Research, de propriedade da European Sleep Research Society, de Qualis A2.
A pesquisa subsidiada com a Bolsa Pesquisador da UniRV, teve como objetivo estimar a ocorrência de sonolência diurna excessiva (SDE) e seus fatores associados entre trabalhadores do transporte rodoviário do sexo masculino. Segundo o Professor, trata-se de um estudo transversal conduzido com uma amostra não probabilística de 414 motoristas recrutados em postos de gasolina e estacionamentos em Formosa e Rio Verde, em 2024.
De acordo com o artigo publicado, a presença de SDE foi avaliada usando a Escala de Sonolência de Epworth, e os fatores associados investigados incluíram características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, de saúde e profissionais. Regressão logística foi usada para explorar os fatores associados à SDE. Concluindo que a prevalência de SDE na amostra foi de 39,9% (IC 95%: 35,1–44,6), sendo que, uma maior probabilidade de SDE foi observada entre motoristas com idade entre 41 e 60 anos, com cor da pele não branca e aqueles que eram casados.
O material disponível para leitura no site do periódico internacional mostra que a análise também indicou que motoristas com altos níveis de ansiedade e alto risco de apneia obstrutiva do sono eram mais suscetíveis à SDE, enquanto motoristas com boa qualidade de sono e práticas adequadas de descanso tinham menor probabilidade de SDE. Além disso, longas jornadas de trabalho aumentaram significativamente a chance de SDE.
Os dados coletados durante a pesquisa, concluem que há uma alta ocorrência de SDE entre motoristas de transporte rodoviário do sexo masculino e sua associação com características demográficas, condições de trabalho, saúde mental e qualidade do sono. Portanto, estratégias que abordem esses fatores são essenciais para reduzir a ocorrência de SDE e contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro. Leia o artigo completo,
no Link.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo