Conquistando um marco em sua graduação e jornada como futura profissional, a acadêmica Nadine da Silva Tenorio, da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde, recebeu o Prêmio Paulo Freire.
Bolsista do PIBID, (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Alfabetização, Nadine desenvolveu o trabalho com tema ‘Literatura no âmbito do PIBID: reflexões e práticas pedagógicas na construção de sentidos’, sob a orientação das Professoras Ma. Andriéli de Cássia Ferreira dos Santos Treichel e Ma. Deusmaura Vieira Leão. O trabalho se destacou por sua contribuição às práticas formativas e à reflexão crítica sobre a docência.
O Prêmio Paulo Freire tem como propósito valorizar ações educacionais desenvolvidas por bolsistas do PIBID, realizadas em diferentes regiões do Brasil. A premiação acontece durante o Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, espaço acadêmico que reúne palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e rodas de conversa, promovendo a troca de experiências, saberes e práticas entre licenciandos, professores e pesquisadores.
Além de reconhecer a qualidade dos trabalhos apresentados, o prêmio garante aos vencedores a publicação dos estudos em e-book, certificado de premiação e custeio da participação no evento. Dessa forma, fortalece a formação inicial docente e valoriza a profissão, de acordo com os ideais de Paulo Freire, que em vida defendeu uma educação crítica, inclusiva, ética e transformadora.
O coordenador institucional do PIBID na UniRV, Professor Dr. Idalci Cruvinel Reis, destacou a relevância da conquista. “A premiação da acadêmica reafirma o compromisso da UniRV em promover uma formação docente de excelência. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo entre bolsistas, orientadores e instituições parceiras, que acreditam na educação como prática de liberdade e transformação social”, afirmou.
A Professora Ma. Deusmaura, diretora da Faculdade de Pedagogia também celebrou a conquista. “Esse prêmio representa não apenas o talento e a dedicação da acadêmica Nadine, mas também a importância do PIBID como espaço de articulação entre teoria e prática. A literatura, quando trabalhada em sala de aula, contribui para a formação crítica e sensível das crianças, e esse reconhecimento fortalece nosso compromisso em formar professores capazes de transformar realidades”, declarou.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto parabeniza a acadêmica pela conquista e reconhece a dedicação das professoras orientadoras. “Este Prêmio e reconhecimento demonstram sua dedicação, compromisso com a educação e capacidade de transformar realidades. É uma honra para nós ver nossa acadêmica Nadine representar a excelência de nossa Universidade. Que esta conquista inspire outros a seguirem pelo caminho da educação transformadora. Parabéns por esta conquista!”, parabeniza.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia