Nesta quinta-feira a cerimônia de Colação de Grau, das turmas de Medicina dos campi Rio Verde e Formosa, da Universidade de Rio Verde marcou a conclusão de uma jornada árdua e dedicada. O evento, marcado por momentos emocionantes, celebrou o compromisso dos futuros médicos com a excelência na área da saúde.
A solenidade teve início com a entrada solene da mesa de honra, composta pelo Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto; o ex-Reitor da UniRV, Professor Dr. Paulo Eustáquio Resende Nascimento; Pró-reitora de Graduação Professora Dra. Kênia Alves Barcelos; o Coordenador Geral Multi-Campus das Faculdades de Medicina da UniRV, Professor Me. Cristiano Bittar; a Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Medicina de Rio Verde, Professora Ma. Vanessa Thompson; o Professor da Faculdade de Medicina Campus Rio Verde, Professor Luann Morey Lemes; e a Professora Gabriela Nunes da Cunha Rabelo, do Campus Formosa.
Após o Reitor dar início a sessão solene, a Secretária de Registro e Controle Acadêmicos da UniRV, Sra. Mirlene Guimarães Castro Meireles, procedeu a leitura do termo de Outorga de Grau.
A concluinte Paloma Vieira Bezerra, do campus Formosa, realizou o juramento em nome de todos os graduandos, se comprometendo a prática médica com consciência e dignidade, mantendo o máximo respeito pela vida humana.
Em seguida foram chamados a frente os concluintes Giovanna Ellen de Paula, Gabriela Fernandes Nascimento, Ian Rocha de Araújo Nogueira, do Campus Rio Verde, e Karina Diaz Leyva de Oliveira, Lauane Xavier da Silva, José Hitallo Anchieta Taveira, do Campus Formosa, para receberem a Outorga de Grau.
O orador das turmas, Eduardo Solano Bezerra, emocionou-se ao falar em nome dos futuros profissionais. Seu discurso de abertura destacou os feitos acadêmicos e a resiliência demonstrada pelos estudantes ao longo de anos de estudo e prática clínica. Também ressaltou o compromisso com a ética médica e a dedicação ao serviço humanizado foram ressaltados como valores fundamentais para esses profissionais.
O Professor Luann Morey Lemes, relembrou com orgulho seu tempo enquanto acadêmico da UniRV, homenageando o desempenho dos acadêmicos ao longo dos anos, reconhecendo sua a excelência intelectual e também o comprometimento com a comunidade e espírito colaborativo.
A Professora Gabriela Nunes parabenizou a todos os acadêmicos presentes pela conquista em nome do corpo docente do Campus Formosa. Em suas palavras, a Professora reforçou a missão humana da Medicina e a importância de que este cuidado e atenção venham sempre em primeiro lugar em cada atendimento.
O Coordenador Geral Multi-Campus, Professor Cristiano Bittar, destacou o peso da formação em Medicina em uma Instituição como a Universidade de Rio Verde. Além de parabenizar os formandos, o Professor também ressaltou que esta nova fase e seus desafios vindouros serão parte do crescimento de cada um enquanto profissionais.
O Professor Paulo Eustáquio deixou a emoção transparecer ao relembrar a jornada de evolução da Universidade de Rio Verde até os dias atuais, e parabenizou a atual gestão pelo trabalho excelente que coloca a Instituição em destaque no cenário acadêmico profissional. O Professor também deixou clara sua alegria em poder estar formando sua filha em uma Universidade de tanto prestígio e que ele conhece tão bem.
O Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, parabenizou aos formandos por sua dedicação ao longo da jornada da graduação, e também aos familiares, que são peça chave nesta caminhada. “Se formar em Medicina na Universidade de Rio Verde é um grande feito. Nosso vestibular está entre os maiores e mais procurados do Brasil, o que comprova nossa excelência acadêmica. Agora nossos médicos levam o nome da nossa Instituição no peito, e temos certeza de que estamos entregando a comunidade médicos competentes, dedicados e acima de tudo: humanos”, declara.
O Reitor demonstrou seu orgulho ao homenagear o esforço de cada um dos graduandos, reforçando que as turmas de Medicina encerram um capítulo acadêmico, mas iniciam uma trajetória profissional que promete contribuir para o bem-estar e a saúde da sociedade.
Em seguida, passou a entrega dos diplomas.
Ao final da cerimônia, os concluintes celebraram com os colegas a conquista, tradicionalmente jogando para cima o capelo em forma de comemoração.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos