O avanço do uso da tecnologia tem sido algo cada vez mais comum em muitas áreas da sociedade e do mercado. Com a pandemia da COVID-19 e o distanciamento social que se fez necessário, de 2020 a abril de 2022, esse processo se acelerou ainda mais. A proposta é disponibilizar serviços de saúde de forma remota, o que oferece uma alternativa favorável à praticidade, tanto para pacientes como para os profissionais da saúde.
No ano passado, a Universidade de Rio Verde aproveitou esta modalidade para prestar suporte a comunidade gaúcha. Por meio da Faculdade de Psicologia, a instituição disponibilizou atendimento psicológico emergencial aos moradores do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes que afetaram o estado. Os atendimentos foram realizados por videochamada, observando-se as normas do Conselho Federal de Psicologia.
A Diretora da Faculdade de Psicologia, Professora Dra. Sueli Caixeta, comenta que os atendimentos online tem sido cada vez mais recorrentes, podendo ser usado de várias formas. “É possível utilizar a tecnologia em pesquisas com ferramentas para coleta e análise de dados, na avaliação psicológica com instrumentos hoje totalmente eletrônicos e também na clínica, com possibilidade de atendimento remoto facilitando os acessos e diminuindo os custos”, compartilha a professora.
A Professora também ressalta que a prática oferece novos desafios no exercício da função. “O maior desafio no uso de tecnologias é garantir o sigilo, pois esta é uma questão ética fundamental na nossa profissão”, comenta. Em muitos países, há legislações específicas como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil que exige consentimento claro do paciente para o uso de seus dados, transparência sobre como os dados são armazenados e proteção contra acessos não autorizados.
Para evitar qualquer violação destes termos é necessário o uso de plataformas especializadas em saúde mental, com criptografia de ponta a ponta, armazenamento seguro, e consentimento informado, para manter o respeito e a segurança do paciente.
Além disso, o atendimento psicológico online representa para o paciente a possibilidade de alcançar terapeutas especializados, independentemente de sua localização geográfica. Egresso da UniRV, o Psicólogo Marcos Eduardo de Oliveira, compartilha que a modalidade facilita a ampliação do seu trabalho. “É possível atender pacientes de qualquer lugar. Tenho pacientes na Europa, e conheço outros profissionais daqui que também atendem pessoas de todo o mundo. Isso é vantajoso também para os pacientes, tanto os brasileiros que moram fora, que priorizam este tipo de atendimento, quanto os estrangeiros, que acabam economizando no valor das sessões e ainda tem contato com uma cultura diferente, mais acolhedora como a nossa”, comenta.
A modalidade oferece ainda uma flexibilidade maior em relação aos horários das sessões. É vantajoso para profissionais com horários irregulares ou para aqueles que enfrentam diferentes fusos horários. Alguns pacientes podem se sentir mais à vontade ao buscar apoio psicológico online, evitando o estigma associado às visitas presenciais a consultórios.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reconhece a nova modalidade como uma ferramenta importante para os novos psicólogos e reitera o suporte da UniRV a esta prática. “A ampliação do atendimento psicológico online representa um grande passo para garantir que o apoio psicológico esteja acessível, independentemente da localização geográfica ou das limitações de tempo. Nosso compromisso é formar profissionais mais humanos, acolhedores e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos”, afirma.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo