O Programa de Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont é uma iniciativa do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) que visa promover a computação de alto desempenho e disponibilizar o supercomputador de forma democrática. Por meio de um acordo entre o LNCC e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, a Universidade de Rio Verde passa a integrar o grupo.
Um supercomputador consiste em milhares de pequenos computadores chamados nós. Cada nó é equipado com sua própria memória e vários processadores. Atuando em conjunto, eles são capazes de realizar cálculos extremamente complexos em elevada velocidade, na casa dos quintilhões (1018) de operações por segundo.
Essas supermáquinas são uma poderosa ferramenta de pesquisa e também dão suporte a setores da economia como defesa, energia e saúde, possibilitando que cientistas resolvam problemas complexos em menor tempo. O professor da Faculdade de Engenharia de Software e gestor do Departamento de Tecnologias, Me. Sandro Moreira, foi indicado pela Reitoria para ser o embaixador do Santos Dumont na UniRV.
Para se ter noção da importância do Programa, esses equipamentos podem apoiar estudos em diferentes áreas, como simulações da formação do Universo para compreender sua evolução, modelagem molecular na busca por novos fármacos e previsão do tempo e ocorrência de eventos climáticos extremos. Eles também são usados para ampliação de fronteiras de exploração de óleo e gás, pesquisa de novos materiais, desenvolvimento de projetos aeroespaciais e elaboração do potencial energético de fontes renováveis de energia.
Segundo o professor embaixador, a participação da instituição no grupo, amplia as possibilidades de contar com a super máquina, por meio da seleção de projetos de pesquisa que necessitem de poder computacional para utilização do supercomputador. A tecnologia está disponível para todos os Cursos e o representante da Universidade será o responsável por receber os projetos. “Para a UniRV é um importante aliado às pesquisas. Estamos buscando cada vez mais subsídios para desenvolver pesquisas em todas as áreas e que impactarão significativamente a sociedade,” menciona o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Rogério Guimarães