Há 20 anos, a Universidade de Rio Verde – UniRV, se destacava ao instaurar o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Produção Vegetal – PPGPV. Na época, este foi o primeiro curso de Pós-graduação em Ciências Agrárias a ser oferecido por uma Instituição de nível superior do interior do Estado de Goiás.
Nesta semana, o programa realizou o IV Seminário de Autoavaliação do programa. O objetivo principal é identificar os pontos fortes do Programa, organizar ações para melhorar os pontos fracos, e fazer o planejamento estratégico para os próximos quadriênios.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis, iniciou fazendo a apresentação do programa, e demonstrando os dados da Universidade na oferta de financiamentos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Em seguida, a prof. Dra. June Faria Scherrer Menezes, Diretora do PPGPV, apresentou o histórico do PPGPV, demonstrou em sua palestra que o programa lida com as crescentes demandas das grandes culturas e das agroindústrias locais, que fortalecem parcerias com o programa. Também agradeceu ao colegiado e apresentou as ações que serão colocadas no planejamento para o próximo quadriênio.
Convidada a participar do IV Seminário, a Professora Dra. Edna Ursulino Alves, Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Agrárias I junto à CAPES, iniciou a programação com a avaliação final do quadriênio 2020-2024 e planejamento estratégico para o próximo quadriênio 2025-2028.
Em suas palavras, a Professora Dra. Edna ressaltou como é positivo que uma instituição ofereça desde a graduação, a pós-graduação, o mestrado, e o doutorado. Ela também parabenizou a UniRV pelo trabalho e compromisso com a interiorização, levando o saber para regiões que necessitam, ampliando as oportunidades e apoiando o desenvolvimento em regiões afastadas dos grandes centros.
Coordenadora do mestrado em Agronomia da Universidade Federal de Jataí, Professora Dra. Carla Gomes Machado, também esteve presente para abordar a Importância da integração do corpo docente.
O Seminário continuou com uma reunião com o colegiado do PPGPV para apreciação dos relatórios de recredenciamento e classificação dos docentes. Em seguida, apresentação da autoavaliação do PPGPV.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, manifestou boas expectativas para o resultado da autoavaliação. “No último quadriênio, contra a tendência nacional, nosso programa de mestrado cresceu e a de fundação de um programa de doutorado é reflexo do impacto positivo de nossos incentivos. Nossos investimentos reforçam a excelência na pesquisa, a contribuição para o avanço do conhecimento e a formação de profissionais altamente capacitados”, ressalta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte