A Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, está realizando o curso de Confeiteira. A ação faz parte do programa de Formação Inicial e Continuada do Programa ‘Mulheres Mil’, que visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de cursos, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
O curso tem duração de 6 meses e atualmente está com uma turma de 30 alunas. Além do conhecimento técnico o curso oferece ainda aprendizados sobre cidadania, matemática, noções de biossegurança, empreendedorismo e outros, preparando as mulheres para a vida profissional e empoderando para enfrentar os desafios diários.
Na última semana, o grupo realizou uma aula prática muito divertida, na qual colocaram em prática o aprendizado adquirido desde o início do curso.
O programa Mulheres Mil tem como principal propósito a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. A finalidade de unir a educação ao trabalho, vai ao encontro da missão da UniRV em contribuir com o desenvolvimento da comunidade local.
Aqui na UniRV já foram ofertados os seguintes cursos em parceria com o programa: recepcionista, assistente administrativo e cuidador de idoso (ainda em andamento). Ampliando ainda mais as oportunidades, no ano que vem muitos mais cursos estão por vir, como: Assistente Escolar; Monitora de Atividades e Lazer; Recreadora; Agente de Limpeza e Conservação; Confeccionadora de Bijuterias; Cuidadora Infantil; Produtora de doce de leite e Recepcionista de Eventos.
Podem participar do programa mulheres acima de 16 anos completos prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar e vítimas de violência doméstica.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça o compromisso da UniRV com o
Programa Mulheres Mil. “Concretizando os cursos do programa nossa instituição reitera seu compromisso em oferecer educação de qualidade e oportunidades de crescimento para as mulheres que mais precisam. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa tão nobre, que promove a igualdade de gênero e reduz as desigualdades sociais e econômicas na nossa comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro mais justo e igualitário. Parabéns às nossas alunas”, declarou.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Rogério Guimarães