Visando ampliar os debates que enriquecem o cenário acadêmico, a Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV deu início nesta segunda-feira, 04 de novembro, ao 31° Simpósio de Estudos Jurídicos – SEJUR, abordando o tema: ‘As Redes Sociais e as Transformações na Ordem Jurídica: Avanços e Recuos’. O evento continua até quarta-feira, 06 de novembro, e é destinado a acadêmicos, docentes e profissionais da área jurídica.
A mesa diretiva foi composta pelo Reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto; o atual Prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o Prefeito eleito de Rio Verde, Wellington Carrijo; o Deputado Estadual por Rio Verde, Lucas do Vale; a diretora da Faculdade de Direito, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado; o coordenador geral do 31º SEJUR, Prof. Dr. Eduardo Álvares de Oliveira; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sub-seção Rio Verde, Dr. Alessandro Gil Moraes Ribeiro; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Dr. Luiz Cláudio Veiga Braga e a acadêmica do 8° período de Direito, Acsa Goulart, Presidente da Comissão Organizadora do Evento.
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sub-seção Rio Verde, Dr. Alessandro Gil Moraes Ribeiro, iniciou as falas parabenizando a concretização de mais um SEJUR. “A UniRV é comprometida com a formação de profissionais qualificados, fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. Esta é uma oportunidade para os estudantes se atualizarem sobre os temas mais relevantes da área. A OAB está comprometida em apoiar iniciativas que promovam a excelência na educação jurídica”, afirmou.
Dando as boas vindas aos presentes, o Prof. Dr. Eduardo Álvares de Oliveira, celebrou a realização do evento. “O SEJUR é um grande evento que muito agrega a comunidade acadêmica e jurídica. Aqui promovemos discussões atuais e relevantes para o estudo e a pesquisa, estamos na 31ª edição e isso mostra a responsabilidade da UniRV como desenvolvimento de seus futuros profissionais. Desejamos um bom evento a todos”.
A Diretora da Faculdade de Direito, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado, expressou sua alegria na realização de mais um SEJUR e agradeceu grandemente ao apoio dado pela Universidade: “É uma grande dádiva podermos estar aqui hoje com o espírito voltado ao aprendizado, e um privilégio podermos participar de mais um Simpósio de Estudos Jurídicos. Este evento representa o compromisso da UniRV com a educação e com a justiça”.
O Prefeito eleito, Wellington Carrijo, deixou clara sua afeição pela Universidade, onde já atuou como professor. “Todos sabem que tenho muito carinho pela Universidade de Rio Verde. Aqui atuei como professor da Faculdade de Medicina durante seis anos, e sei da importância da educação na vida do cidadão. Hoje temos os três poderes sendo representados aqui no evento: o executivo, o legislativo e o judiciário, e a base da atuação deles é a educação”, declarou.
O Deputado Estadual por Goiás, Lucas do Vale, também ressaltou a relevância do SEJUR para cada acadêmico presente. “Aproveitem este momento de sua graduação para buscarem o desenvolvimento contínuo, para que em sua vida profissional, mantenham o mesmo compromisso de estar sempre buscando se aperfeiçoar cada vez mais”, afirmou.
Ressaltando a próspera parceria entre a Prefeitura de Rio Verde e a UniRV, o Prefeito Paulo do Vale, ressaltou a significância da contribuição da instituição para a comunidade rio-verdense. “A Universidade de Rio Verde consolida sua posição como uma das principais instituições de ensino superior no cenário nacional, e na região está em primeiro lugar. A qualidade dos cursos oferecidos e a excelência dos professores e acadêmicos são um exemplo para toda a comunidade. Este evento é mais um passo para fortalecer a formação de profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. Parabéns à equipe organizadora e aos participantes!”, declarou.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, compartilhou as conquistas da Faculdade de Direito e o futuro promissor que a UniRV constrói com cada investimento. “Aqui na UniRV podemos ver como a máquina pública pode funcionar bem quando a gestão e as parcerias são completamente envolvidas com a evolução da educação. Damos aos nossos acadêmicos oportunidades de trabalhar no Fórum e demais órgãos de justiça, além de bolsas de estudo e de monitoria para atuar no Tribunal de Justiça. Aqui temos também graduação, pós-graduação e mestrado. A Faculdade de Direito nos honra muito”, manifestou.
Dando início oficial ao Simpósio, o Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, palestrou sobre o tema ‘A Justiça Eleitoral e a Garantia da Democracia’.
O Dr. Luiz Cláudio abordou em sua fala a transparência do processo eleitoral no Brasil, muito mais seguro e avançado comparado a outros países. Ele também apresentou a ferramenta GuaIA, criada em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e que atua analisando publicações na internet que possam ter sido editadas, alteradas ou totalmente manipuladas para criar notícias falsas, popularmente chamadas de “fake news”.
O desembargador também explicou que a GuaIA funciona e se operacionaliza como ferramenta de perícia, colocando o TRE – GO a frente dos demais estados, identificar falsas notícias em apenas 4 segundos de análise.
O Desembargador concluiu sua palestra reforçando o valor da democracia e a transparência das eleições no país. “O processo eleitoral no Brasil é sem manchas, sem vícios, não tem máculas. Por isso cremos no processo e estamos amadurecidos para o exercício do voto na concretude das eleições. Atuamos de forma a manter o voto como soberano na escolha de nossos representantes que atuam no poder público”, reitera.
Em seguida, o público pôde fazer perguntas diretas ao palestrante, e após a discussão houve o sorteio de brindes para a plateia.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz