Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu mestrado da Universidade de Rio Verde – UniRV, em Produção Vegetal (PPGPV) e em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento (PPGDAD), participaram do Marco Zero do Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Este programa estratégico do governo tem como objetivo apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis, nas áreas de Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade, conduzidos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa.
Nesse contexto, o PPGPV e o PPGDAD fazem parte da Rede Agrobiotec, que reúne pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade de Cuiabá (UNIC), coordenados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat).
A Agrobiotec busca promover biotecnologia no agronegócio sustentável do Centro-Oeste brasileiro, focada em cadeias produtivas como soja, milho, carne bovina, teca e agricultura familiar.
A rede busca soluções tecnológicas inovadoras, incentivando o empreendedorismo, a competitividade e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e a empresa Teak Resources Co. (TRC) visa fortalecer a formação de recursos humanos, as relações com o setor produtivo, além de fomentar o registro de patentes e a regulamentação de bioinsumos.
Participando do Marco Zero, na segunda-feira, 07, a rede realizou o I workshop da rede com os coordenadores de cada vertente. São eles, a Prof. Dra. June Faria Menezes, da Fitotecnia; a Prof. Dra. Rejaine Guimarães, de Ciências Sociais; Prof. Dra. Veridiana Cantão, de Ciência do Solo; Prof. Dra. Leonarda Grillo Neves (UNEMAT) e Prof. Dra. Sabrina Cassaro (UNEMAT), de Genética e Melhoramento Vegetal; e Prof. Dr. Eduardo Figueiredo (UFMT), de Ciência Animal.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação