Idealizada a partir de uma necessidade de um espaço coletivo para oportunizar o contato com a escrita literária, com participação de escritores de diferentes gêneros, principalmente da região e ainda, contribuir com a construção e aquisição de conhecimento e ideias em diferentes atividades como: workshops, palestras, debates, oficinas criativas, contação de história, além de descobrir novos talentos e produzir novas obras literárias, teve inicio na noite desta terça-feira, dia 1º de outubro, a Feira Literária de Goiás (Flig).
O evento é organizado pelas principais Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (IPES-GO), sendo UniRV, UFG, IFG, UFCAT, UFJ, IF Goiano e UEG, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg. Realizada no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, a Feira conta com a parceria da Universidade de Rio Verde e marca a união de instituições públicas de ensino superior de Goiás em um evento gratuito e aberto ao público..
A cerimônia de abertura contou com a presença das seguintes personalidades e autoridades na mesa diretiva: Yara Nunes - Secretária da SECULT, representando o governador Ronaldo Caiado; Leda Selma, em representação a Aidenor Aires Pereira - Presidente da Associação Goiana de Letras; Marcos Fernando Arriel - Presidente da Fapeg; Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon - Reitora do IFG; Angelita Pereira de Lima - Reitora da UFG; Roselma Lucchese - Reitoria da UFCAT; Danival Vieira Pró-reitor de Planejamento representando o reitor Christiano Peres Coelho - Reitor da UFJ; Sandra Máscimo da Costa e Silva representando o Reitor Antônio Cruvinel - Reitor da UEG; Arício Vieira da Silva, Vice-reitor representando o Reitor Alberto Barella Netto – UniRV e Elias Monteiro - Reitor do Instituto Federal Goiano, instituição anfitriã da Flig, edição de 2024.
Com uma programação pensada para atender a todos os públicos, a feira que vai até o dia 03 de outubro, traz desde atividades culturais, até rodas de conversa, teatro interativo, poesia encenada, shows de artistas locais, performances de dança, coral, entre outras. Contando ainda, com espaços dedicados às crianças, com contação de histórias e atividades lúdicas que estimulam o gosto pela leitura desde a infância.
A programação conta ainda com uma feira de troca de livros, incentivando o intercâmbio literário entre os participantes. A Flig também abre espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos e de pesquisa submetidos e aprovados, abordando temáticas relacionadas à literatura. O objetivo é promover o diálogo entre pesquisadores e o público, fomentando o conhecimento e a troca de experiências.
Em nome da UniRV, o professor Dr. Arício reforçou o apoio da instituição ao evento, assinalando o caráter público da UniRV junto às demais instituições públicas de ensino que se uniram para promover o primeiro grande evento literário do estado de Goiás. Mencionando a importância da democratização no acesso a livros não apenas científicos, mas também literários, e reforçando o papel da Universidade de Rio Verde, com a Editora UniRV. Ao final, os membros da mesa receberam um kit da UniRV com as duas publicações impressas da Editora UniRV: o livro Segurança Pública e Investigação Criminal e a Revista Jurídica.
“A UniRV sempre está presente apoiando eventos que promovem transformações socioculturais em toda comunidade, além disso, unimos forças com outras instituições públicas com o objetivo de fomentar o contato com a literatura e responder à crescente demanda por um espaço coletivo que favoreça o contato com a escrita literária, valorizando a diversidade cultural do Estado de Goiás. Parabéns a todas as instituições envolvidas nesse grandioso evento,” parabeniza o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Divulgação