No último final de semana, entre os dias 14 e 15 de setembro, cerca de quarenta acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade de Rio Verde realizaram uma visita técnica à capital federal, Brasília. Acompanhados pelas professoras e arquitetas Roberta Branquinho e Tatiana Pinazo, além dos diretores dos cursos, prof. Me. Marcio Rubens Sousa Santos e Dr. Marcelo Augusto Rozan dos Santos, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar alguns dos mais importantes ícones arquitetônicos do país.
No sábado, os futuros Arquitetos e Designers de Interiores visitaram a CASACOR Brasília, onde os estudantes puderam observar tendências contemporâneas, além de interagir com projetos que dialogam diretamente com o conceito de sustentabilidade e inovação no ambiente construído. Realizada no Estádio Mané Garrincha, a CASACOR é a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, ocorrendo em 25 localidades em todo o continente. Em sua edição de Brasília, ela reúne 43 projetos variados assinados por 70 profissionais e apresenta tendências nas áreas de Interiores paisagismo, iluminação, arquitetura e materiais.
Durante a visita a Brasília, os acadêmicos tiveram a chance de explorar em profundidade algumas das mais emblemáticas obras da arquitetura modernista brasileira, todas projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Esses marcos arquitetônicos integram o audacioso plano urbano de Brasília, idealizado por Lúcio Costa e erguido a partir de 1956. A experiência culminou com uma visita guiada ao Congresso Nacional, um dos ícones mais representativos da capital. O complexo, formado por duas torres gêmeas e duas cúpulas – uma convexa, que abriga o Senado, e outra côncava, destinada à Câmara dos Deputados – simboliza o equilíbrio e a transparência, valores essenciais no urbanismo de Brasília. Ao longo da visita, os estudantes puderam compreender mais profundamente como o planejamento arquitetônico do Congresso reflete os princípios democráticos do país, ao mesmo tempo em que atende de maneira eficiente às exigências funcionais do processo legislativo.
Além desses pontos, os estudantes puderam vivenciar e discutir a importância do planejamento urbanístico de Brasília, com suas amplas avenidas e setores organizados de maneira funcional e inovadora, que visam facilitar a circulação e a convivência. A cidade, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, oferece uma experiência arquitetônica única, integrando arte, política e funcionalidade no espaço urbano.
Para o Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, prof. Marcelo Rozan, "A visita técnica à Brasília, realizada em veículos disponibilizados pela Universidade, proporcionou à turma de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores a oportunidade de explorar a CASACOR e observar as inovações do mercado. Além disso, visitamos obras icônicas como o Congresso Nacional e a Catedral, aprofundando o entendimento sobre a integração entre funcionalidade e estética na arquitetura e urbanismo modernos. Experiencias como essa são fundamentais na formação dos Arquitetos e Urbanistas, pois enriquecem o conhecimento dos alunos para além da sala de aula e inspiram novas perspectivas sobre suas áreas de atuação."
O Diretor da Faculdade de Design de Interiores, prof. Marcio Rubens concluiu afirmando que "experiências como essa, oferecida pela UniRV, acrescentam conhecimento valioso ao repertório de referências do Designer de Interiores. Observando os espaços planejados da CASACOR e de Brasília como um todo, os alunos ganham não só novos conhecimentos em usos inovativos de materiais e espaços, mas também a vivência única que só a escala daquela cidade pode oferecer".
Equipe Ascom