Na última quarta-feira, 04, o auditório do Bloco I da Universidade de Rio Verde – UniRV reuniu acadêmicos das Faculdades de Enfermagem e Fisioterapia para a Segunda Etapa do programa de extensão Medulando Sonhos, uma iniciativa coordenada pela Diretora da Faculdade de Enfermagem, Professora Dra. Berenice Moreira e pela Professora Especialista Andria Castro Quiuli. O programa promove a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea e sangue.
A enfermeira Elaine Cristina Ferreira, Gerente e Responsável Técnica do Hemocentro Regional de Rio Verde, foi a palestrante desta edição. Ela compartilhou seu conhecimento e experiência sobre a doação de medula óssea, e ainda apresentou orientações detalhadas sobre os critérios para se tornar um doador e o processo de cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Esta edição do programa também abordou a importância da doação de sangue, incentivando a participação dos acadêmicos na captação de doadores para manter os estoques dos hemocentros adequados e garantir o atendimento necessário para aqueles que precisam.
Após a capacitação, os acadêmicos foram orientados a dar continuidade ao projeto encaminhando possíveis doadores de medula e sangue a se cadastrarem no REDOME e no Hemocentro. “A ação e o comprometimento de todos são essenciais para o sucesso desta causa nobre, que pode salvar vidas e fazer uma grande diferença na comunidade. Juntos, continuaremos a Medular Sonhos e a transformar vidas”, comenta a Diretora, Prof. Dra. Berenice Moreira.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça o apoio da UniRV ao projeto e congratula os participantes. “Parabéns aos acadêmicos e professores envolvidos neste projeto tão importante. A doação de medula óssea e a de sangue salvam milhares de vida em todo o mundo diariamente. A UniRV reforça seu suporte e compromisso com esta nobre causa”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Enfermagem