Com o objetivo de demonstrar a importância das técnicas de Shantala na formação de futuros profissionais, acadêmicos da Faculdade de Fisioterapia realizou no dia 22 de agosto, uma atividade no CMEI Anazia Antônia Cunha, como parte das celebrações da Semana do Bebê, sob coordenação da professora Ma. Maíra Paz Rodrigues.
A ação trabalhou a aplicação das técnicas de shantala, uma forma de massagem que promove benefícios significativos para os bebês. A massagem teve como objetivo envolver movimentos suaves que ajudam a fortalecer o vínculo mãe-filho, aliviar cólicas, melhorar o sono do bebê e estimular o desenvolvimento motor. A interação durante a massagem também proporcionou um ambiente de calma e segurança, essencial para o desenvolvimento emocional e físico dos pequenos.
As professoras do CMEI que estavam presentes, puderam apreciar a aplicação das técnicas para posteriormente repassar as mães, além de todos estes benefícios a técnica proporcionou um momento de extremo relaxamento aos bebês, fazendo com que o objetivo do evento fosse alcançado.
Os acadêmicos de Fisioterapia tiveram a oportunidade de vivenciar a prática durante o evento, enriquecendo sua formação com habilidades essenciais em um ambiente de suporte. A experiência prática com as técnicas de shantala preparou melhor os futuros profissionais para oferecerem um atendimento de qualidade em sua carreira.
A realização dessas técnicas na Semana do Bebê sublinhou a importância da integração entre a teoria e a prática clínica. A ação destacou a relevância da formação prática e do cuidado holístico, beneficiando tanto os acadêmicos quanto aos bebês atendidos. "A shantala não é apenas uma técnica de massagem, mas uma oportunidade para fortalecer os laços afetivos, também proporciona um momento de conexão profunda que contribui para o bem-estar. Além disso, é um aprendizado valioso para nossos acadêmicos, que vivenciam na prática a importância do cuidado integral."
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Fisioterapia