Em 1º de agosto de 1843, quando Goiás ainda pertencia à capitania de São Paulo, o local determinado anteriormente como Couros foi batizado com o nome Villa Formosa de Imperatriz, em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina de Bourbon. Em 1877, foi elevada ao título de cidade, mudando o nome para Formosa de Imperatriz.
Através dos anos, dos costumes da língua e com o advento da República, o nome da cidade foi simplificado para Formosa.
Em 2019, a instalação da Faculdade de Medicina Campus Formosa deu início a uma parceria de sucesso entre o governo local e a Universidade de Rio Verde – UniRV. Com os muitos atendimentos realizados pelos acadêmicos e médicos nos postos e unidades básicas de saúde, a colaboração tem beneficiado toda a comunidade de Formosa, além dos projetos de extensão e pesquisa.
Localizada à 80 km da capital Goiânia e a 282 km de Brasília, Formosa é nacionalmente conhecida por suas atrações naturais, sendo uma cidade que guarda inúmeras cachoeiras. Entre as mais famosas, destaca-se a Cachoeira do Itiquira, que dentre as cachoeiras acessíveis é uma das mais altas da América Latina, com 168 metros de altura de queda livre.
Em 2011, Formosa foi incluída como uma das 100 cidades brasileiras com apelos e atrações turísticas no Ministério do Turismo por indicação da CNTur – Confederação Nacional do Turismo.
Além de beleza a cidade também é lar de muita história. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural, a cidade possui 42 sítios arqueológicos catalogados, como o de Bisnau e o da Lapa da Pedra, conhecido popularmente como Toca da Onça.
A UniRV reconhece o valor de Formosa, e hoje, especialmente, homenageia a cidade que completa 181 anos de existência. “Para nós é uma honra fazer parte de uma cidade tão importante cultural e historicamente. Obrigado por nos receberem de braços abertos, fortalecendo nossa parceria a cada ano. Como forma de gratidão esperamos que nossos acadêmicos e profissionais possam continuar agregando ainda mais à comunidade local. Parabéns, Formosa!”
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Rogério Guimarães