Desde 2020, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Faculdade de Odontologia e sob a coordenação do Professor Me. Carlos Deyver de Sousa Queiroz, é parceira da Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vinda – UNIVIDA, formada pelo Pe. Eduardo Lima, da Diocese de Jales (SP).
A Associação leva jovens universitários de todo o Brasil para atuar com populações em vulnerabilidade social na chamada Missão UNIVIDA, proporcionando uma vivência que contribua com a formação de sua consciência social.
A Missão ocorre duas vezes ao ano, levando os voluntários a Amazônia em janeiro e a Dourados (MS) em julho. A primeira participação da UniRV aconteceu em 2022 e levou 5 acadêmicos da Odontologia, curso que presta os serviços com maior demanda na região. Desde então, a parceria entre a Universidade e a UNIVIDA se estreitou, garantindo a cada edição um número maior de vagas para a UniRV, que agora consegue ampliar o programa para mais cursos, oferecendo uma gama mais ampla de ações para as comunidades que necessitam.
Na última semana, os voluntários estiveram na Reserva Indígena de Dourados, que é a maior do estado e a terceira maior do país, abrigando cerca de 20 mil indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó, Amambai e Caarapó, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Esta edição levou 20 acadêmicos de Odontologia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, acompanhados pelo Prof. Me. Carlos Deyver. A UniRV ofereceu subsídios para auxiliar na participação dos estudantes. O professor explica que durante a Missão o grupo segue uma rotina que começa com os voluntários ajudando na preparação do café da manhã, seguido por um tocante momento de oração. Em seguida, um ônibus leva cada equipe para uma aldeia, retornando ao alojamento no fim da tarde.
O professor revela que durante os sete dias de Missão a equipe da UniRV conseguiu realizar mais de 3 mil atendimentos na aldeia Jaguapiru, entre consultas médicas, procedimentos odontológicos, de enfermagem e de fisioterapia. Além de colocar em prática seu aprendizado por meio dos serviços de saúde, os voluntários também participam de atividades com as crianças da aldeia na Escola Municipal Tengatui Marangatu.
Como os indígenas da reserva vivem em situação de vulnerabilidade social, os voluntários também arrecadam e levam para a Missão doações de alimentos, roupas e produtos de higiene, e ainda ajudam na triagem e distribuição destes itens.
Além do aprendizado e do cuidado, os voluntários têm a chance de compartilhar vivências únicas com os indígenas e imergir em sua realidade. Rafael Nunes, acadêmico do 10º período de Enfermagem conta que esta conexão é a melhor parte: “Já tive a honra de participar de 3 Missões UNIVIDA (2 em Dourados e 1 na Amazônia) e a quarta será na Amazônia em janeiro de 2025. Realizei diversos atendimentos nessas missões, inclusive de emergências noturnas na Amazônia e a melhor parte é a integração com a cultura local e regional a troca de experiências e de vivências com as pessoas. Tocamos a vida de pessoas que precisam, além do atendimento, o olhar e a atenção que somente um coração pode dar”.
O Prof. Me. Carlos Deyver, participante ativo da Missão desde 2019, antes da parceria entre UNIVIDA e UniRV, afirma que a viagem é extremamente positiva para os acadêmicos, não apenas de um ponto de vista pedagógico. “Participando da Missão os estudantes conseguem sair do consultório e ver a diversidade. Eles percebem que podemos fazer muito mais atendimentos fora daquele ambiente rotineiro, e tratar o paciente de forma humanizada. Saindo das paredes das clínicas-escola conseguimos ter contato com uma outra realidade, muito diferente da nossa. Mesmo com as dificuldades, o carinho e atenção vindos do contato com a comunidade deixam todos felizes. Não conseguiremos sanar os problemas, mas podemos aliviar a dor de cada um, pelo menos por um tempo. Eu sempre anseio pelas próximas edições”, comenta.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, expressa o apoio constante da UniRV à participação de seus acadêmicos na Missão e ressalta que esta atuação é motivo de orgulho. “O envolvimento de nossos estudantes na Missão muito nos alegra. Estas são experiências únicas e muito enriquecedoras para os nossos futuros profissionais, que colocam em prática o conhecimento adquirido e o leva para muito além dos muros da UniRV. Nosso compromisso aqui é também incentivá-los a trabalhar em prol da comunidade e sempre com atendimento humanizado”, afirma.
Para os interessados, as inscrições para a 5ª Missão UNIVIDA Amazônia já estão abertas. Ressaltamos que a participação na Missão não é gratuita e necessita do pagamento de uma taxa de adesão que cobre os gastos de transporte, alimentação e uniforme. Acesse o
Edital e saiba mais.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação