Desde que se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a receber o selo de Campus Saudável, proposto e desenvolvido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), em janeiro de 2021, a Universidade de Rio Verde tem promovido ações de valorização, incentivo e fomento às atividades saudáveis dentro do Campus. São realizadas inúmeras ações alinhadas com os critérios estabelecidos pelo Programa, em sete áreas: esporte e atividade física; saúde mental e social; nutrição; prevenção de doenças; comportamento de risco, meio ambiente; sustentabilidade e responsabilidade social e gestão de campus saudável.
Depois de receber o Diploma e o Selo de Campus Saudável durante uma cerimônia realizada na Université Libre de Bruxelles em maio de 2022, a instituição continuou desenvolver programas e projetos que fortalecem ainda mais essa certificação e em junho deste ano, a Universidade obteve o Selo prata, após comprovar ações que não somente vão ao encontro com as iniciativas propostas pela FISU, mas também demonstram que a UniRV se preocupa com a saúde e bem-estar de acadêmicos, professores e servidores.
Para obtenção do Selo prata, a Universidade de Rio Verde comprovou o desenvolvimento de 66 critérios que promovem melhorias em vários aspectos de bem-estar e saúde mental. A promoção da igualdade de gênero na prática de atividades físicas e esporte foi um dos novos critérios com destaque, comprovando que em todas as competições esportivas organizadas pela instituição, são oferecidas modalidades tanto para homens quanto para mulheres. Esta paridade é essencial para garantir que todos os estudantes, independentemente de gênero, tenham a oportunidade de competir e se desenvolver no esporte. Além disso, são oferecidas competições mistas que incentivam a colaboração e competição conjunta, promovendo um ambiente de respeito e igualdade.
Outro tópico destaque entre os critérios aprovados junto a FISU foi a realização de eventos temáticos e participação de dias de conscientização global, como o Dia Mundial da Saúde Mental, com a promoção de atividades e campanhas sobre o setembro amarelo abordando a prevenção do suicídio, gestão do estresse e autocuidado. Eventos estes, que incluem palestras, workshops, atividades recreativas e distribuição de materiais educativos.
No quesito infraestrutura voltada às práticas saudáveis, a UniRV segue ganhando destaque por proporcionar ambientes propícios à prática esportiva, como por exemplo, a construção da Arena UniRV, um complexo de oito quadras voltadas aos esportes de areia, que também é palco da realização dos jogos de areia, com a participação de acadêmicos e professores de todos os Câmpus. Além disso, a Universidade demonstra seu compromisso através das aulas semanais de Muay Thai, a realização do Inter UniRV e a disponibilização de espaços físicos e salas adequadas para acomodar as atléticas acadêmicas durante as competições.
A Universidade também oferece serviços de suporte para doenças transmissíveis, um dos critérios que contou ponto para obtenção da certificação prata. O programa CombHInando PreVenção, realiza a coleta de sangue para exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e as testagens foram oferecidas gratuitamente e confidencial, permitindo que a comunidade acadêmica tivesse acesso ao seu status sorológico e com o suporte necessário.
“Quando recebeu a certificação internacional de Campus Saudável, a Universidade de Rio Verde entrou para o rol das Universidades mais saudáveis do mundo, isso nos encoraja a continuar realizando ações e promovendo programa e projetos que reforcem o nosso selo, sempre convictos de que a Universidade deve ser um ambiente propício e uma das principais portas de entrada para encorajar os acadêmicos e acadêmicas a praticar um estilo de vida saudável e sustentável,” reforça o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Rogério Guimarães