Reconhecendo a excelência do ensino superior praticado pela Universidade de Rio Verde, o Conselho Estadual de Educação aprovou por unanimidade o reconhecimento do Curso de Medicina Campus Formosa, durante a plenária da Câmara de Educação Superior, realizada nesta sexta-feira, dia 28 de junho, na sede do órgão em Goiânia. Bastante elogiado por todos os conselheiros que compõem a Câmara, após o parecer da relatora, a professora Brandina Fátima Mendonça de Castro Andrade, o Curso recebeu o conceito máximo, com nota 5 (em uma escala de 5), e também pelo tempo máximo para reconhecimento, que é de 6 anos.
A banca examinadora visitou o Campus no dia 03 de junho de 2024, e avaliou presencialmente, toda a estrutura física, bem como todas as unidades de saúde municipais e estaduais de saúde conveniadas à UniRV. Após a visita in loco, a comissão avaliadora constatou que as instalações e funcionamento estão em excelentes condições para o ensino de Medicina.
De acordo com o parecer, de 21 de junho deste mês, a banca avaliadora constatou que a Universidade de Rio Verde promove a formação plena do ser humano, produzindo, socializando, aplicando e difundindo o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, indissociavelmente articulados, garantindo a excelência do ensino, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional, formando profissionais-cidadãos com autonomia para o aprendizado permanente com postura ética, humanista e científica, sendo referenciado para o mundo do trabalho, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável e democrática.
O Reitor da UniRV, professor Dr. Alberto Barella Netto ressalta o trabalho do Conselho Estadual de Educação e reforça que o reconhecimento do Curso é uma conquista de toda Universidade e também da cidade de Formosa. “O reconhecimento do Curso de Medicina Campus Formosa, pelo tempo máximo de reconhecimento e com aprovação unânime pelo CEE, é um marco que celebra o compromisso de todos nós com a excelência do ensino superior e esse reconhecimento não apenas confirma a seriedade e a dedicação com que nossos professores e servidores têm se empenhado, mas também ressalta a importância do papel do Curso de Medicina para a cidade de Formosa, promovendo o desenvolvimento educacional e melhorias significativas na saúde pública da região,” ressalta o Reitor.
A Faculdade de Medicina Campus Formosa foi implantada em 2019 e mantém uma parceria de sucesso que beneficia a comunidade local, com a atuação dos acadêmicos e médicos da Faculdade nos postos de saúde e unidades de saúde. Amplo, moderno, aconchegante e em ótima localização, o local conta com uma infraestrutura de salas de aula e espaços administrativos totalmente climatizados, uma nova e moderna clínica-escola equipada com seis consultórios, sala de atendimento e triagem com capacidade para atender mais de 100 pacientes por dia.
Atualmente cerca de 894 acadêmicos estão na linda jornada da medicina, impactando positivamente na saúde pública do município, com inúmeros atendimentos gratuitos por ano. Em termos de acessibilidade, uma plataforma elevatória torna o acesso fácil e acessível da área de convivência ao piso superior onde funciona o auditório.
O prédio de Formosa conta também com uma área de convivência toda equipada para descanso e alimentação, com um belíssimo trabalho de paisagismo, utilizando conceitos de design biofílico para elaborar um espaço aconchegante e caloroso para as horas de descanso dos estudantes entre uma atividade e outra no Campus.
“Sem dúvida, o Conselho Estadual de Educação, ao reconhecer o nosso curso, valida o trabalho e a dedicação de todos os envolvidos. Isso nos motiva a continuar investindo em infraestrutura, em pesquisa e no desenvolvimento de uma formação superior que prepare profissionais não apenas competentes, mas também comprometidos com os valores éticos e humanitários essenciais para a prática da Medicina. Continuaremos a construir uma educação de excelência que transforma vidas e contribui significativamente para o bem-estar da comunidade em que estamos inseridos,” finaliza Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Arquivo UniRV