A construção do Hospital Municipal Universitário é reflexo do compromisso da Universidade de Rio Verde com a excelência acadêmica e fruto de uma parceria com a Prefeitura de Rio Verde com o objetivo de proporcionar uma plataforma de aprendizado prática e avançada para os estudantes dos cursos da saúde, além de promover melhorias na qualidade da saúde pública do município e servir como um ponto de referência para inovações na área médica em todo o país, por meio dos espaços modernos para pesquisas, transplante de órgãos e várias especialidades médicas.
Acompanhando o andamento das obras de perto, o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto visitou a edificação na tarde desta quinta-feira, dia 27 de junho, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Djan Barbosa de Freitas e personalidades ligadas à área da saúde. A parceria firmada entre as duas entidades foi assinada pelos dois gestores em outubro de 2022, oficializando o início das obras.
Por meio do Projeto de Lei N. 13/2023, de fevereiro do mesmo ano, a Universidade de Rio Verde participa ativamente na construção do novo HMU, custeando com 50% do valor total das obras da Unidade que já tem chamado a atenção de todos por conta da mega estrutura que está sendo construída. Ao todo, são 40 mil metros quadrados de edificação, sendo aproximadamente 23 mil m² de área construída, abrigando leitos de Enfermarias e UTIs.
Visitando rotineiramente as obras, o Reitor fez questão de acompanhar o cronograma de execução, que está bastante avançado. Para se ter uma ideia do andamento, a etapa de fundação já foi 100% executada, a parte de escavação e estruturação também estão 100% concluídas; a parte de alvenaria já alcança 98% de sua conclusão e os acabamentos já alcançaram quase 50% de concluídos.
Além disso, o Centro Cirúrgico está bastante avançado e as salas onde abrigarão as Unidades de Terapia Intensivas, com paredes e instalações concluídas. A área das Enfermarias está faltando apenas concluir o piso e o forro e o Centro de Diagnóstico de Imagem, já está com os equipamentos adquiridos e as salas estão sendo preparadas.Quem visita o local, consegue ver o bom andamento das atividades, com trabalhadores em todos os setores, maquinários e o vai e vem dos materiais de construção, dando forma a cada dia ao moderno e totalmente equipado espaço para as atividades práticas do ensino, pesquisa e extensão.
“Essa obra do Hospital Universitário construída em parceria com a Universidade de Rio Verde contará com mais de 300 leitos, sendo 36 leitos de UTI, com UTI coronariana e 8 salas cirúrgicas, onde nós iremos ofertar cirurgia robótica, que é uma inovação, onde Rio Verde terá a primeira unidade com um equipamento de cirurgia robótico ofertada no interior do estado de Goiás, além disso, teremos também um espaço dedicado para o ensino e a pesquisa, possibilitando o aprendizado na prática,” comenta Djan.
O HMU contará com consultórios e a parte ambulatorial, trazendo para os munícipes de Rio Verde e de toda a microrregião do sudoeste, a oferta de serviços de média e alta complexidade, com especialidades de cardiologia, de ortopedia, de neurologia e cardiovascular, que hoje o município depende totalmente de Goiânia.
“O nosso compromisso institucional é pautado na formação profissional de excelência dos nossos acadêmicos, pois são eles que irão contribuir de maneira eficaz para a transformação da sociedade e promover melhorias em todos os aspectos, e a construção do Hospital Universitário que será um centro de excelência em ensino, pesquisa e atendimento a nossa população permitirá que os nossos acadêmicos se envolvam diretamente em um ambiente real de saúde, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades práticas. Estamos felizes por cumprir o nosso compromisso com a excelência acadêmica, ao proporcionar uma plataforma de aprendizado prática e avançada para os estudantes dos cursos da saúde, “completa Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Rogério Guimarães