A Universidade de Rio Verde – UniRV se destaca no ensino e também no cuidado e conexão com a comunidade. Inaugurado no ano passado, o projeto de extensão Serviço de Atendimento Comportamental Intensivo (SACI) busca atender crianças autistas em situação de vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo proporcionar suporte e assistência especializada a essas crianças, promovendo o seu desenvolvimento e bem-estar.
Coordenado pelo professor Dr. Fabio Henrique Baia, o SACI utiliza uma abordagem inclusiva e empática. O atendimento é baseado em análise do comportamento, que se popularizou com o método ABA, Applied Behavior Analysis. “Nossa ideia é atender crianças que dificilmente teriam acesso a esse tratamento em outros contextos”, explica o professor. Por meio de uma equipe treinada, composta por acadêmicos e egressos – ao todo são 60 estagiários –, as crianças recebem um atendimento personalizado e adaptado às suas necessidades individuais.
A estrutura do local segue padrões internacionais e oferece brinquedos e espaço para atividades lúdicas e uma “sala-espelho”, na qual os estagiários podem observar os atendimentos.
O programa promove ainda a integração das crianças, realizando alguns atendimentos em grupos de até três crianças, no máximo. Outro diferencial é a atenção e a participação da família no tratamento. O primeiro passo no atendimento é receber a família, por meio de um trabalho extremamente detalhado, ouvir suas percepções, entender as habilidades que eles precisam que sejam trabalhadas com as crianças, sempre introduzindo o necessário à efetiva terapia. Assim, durante o acompanhamento, a família é treinada e preparada para conseguir dar continuidade ao trabalho em casa.
Com o sucesso dos tratamentos, a procura aumentou desde o início do projeto. No semestre passado, o programa realizou 80 atendimentos e a expectativa é de que, neste semestre, o número chegue a 150 atendimentos no total. As famílias amparadas são as maiores divulgadoras. E, além dos resultados positivos e da grande aceitação, os estudantes que participam do projeto podem fixar melhor a teoria, realizar pesquisa e se conectar com a comunidade, transformando muitas vidas e promovendo uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
"A UniRV se orgulha imensamente do sucesso do SACI. O impacto deste serviço que podemos observar nos pacientes, em nossos estudantes e na comunidade é verdadeiramente inspirador, e tudo isso acontece graças a dedicação de nossa equipe. Nossa Universidade se compromete em dar apoio e suporte ao programa, garantindo uma experiência de aprendizado prático e contribuindo com a saúde mental e o bem-estar da comunidade", comenta o Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: ASCOM