Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Mulheres na pesquisa: desenvolvimento e inovação na UniRV

Publicado em: 25-06-2024
Compartilhar

Em um cenário desafiador em que a presença feminina na ciência é ainda uma batalha constante, as professoras da Universidade de Rio Verde – UniRV se destacam e ainda pavimentam o caminho da pesquisa acadêmica e da disseminação científica. Sendo um ambiente reconhecido por suas ações de inclusão, a UniRV desempenha um papel significativo no avanço do conhecimento científico, oferecendo oportunidades e incentivos às suas pesquisadoras.
 
No ambiente acadêmico da UniRV, as pesquisadoras têm espaço para atuar e são valorizadas por suas contribuições únicas e inovadoras. Este é o caso da professora Dra. Carolina Merida, que realizou, com o apoio da UniRV, suas pesquisas de mestrado (Pagamento por serviços ambientais como instrumento de desenvolvimento sustentável de Rio Verde - GO) e de doutorado (Governança global da água nas cidades:  a atuação dos governos locais na concretização do direito humano à água no atual contexto de mudanças climáticas). 
 
De acordo com a professora, foram pesquisas muito relevantes em sua trajetória profissional, pois permitiram a ela acessar o mais alto título acadêmico, o de Doutora. “No Brasil, apenas 0,2% das pessoas possuem o título de doutor ou doutora. Além disso, participo como pesquisadora do projeto em rede Direito do Agronegócio, Regulação, Políticas Públicas e Desenvolvimento e do projeto Responsabilidade Civil num cenário de emergência climática: uma análise comparada Brasil-EUA a partir da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Direito dos Desastres (UNISINOS), ambos financiados pela CAPES”.
 
 
A UniRV tem desempenhado um papel fundamental na promoção de um ambiente inclusivo para mulheres na pesquisa. O quadro docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Direito do Agronegócio, por exemplo, apresenta composição igualitária entre homens e mulheres. Além disso, a UniRV promove a diversidade de gênero nas bolsas de pesquisa internas e nos congressos científicos organizados pela instituição.
 
As mulheres pesquisadoras da Universidade não se destacam apenas por seu talento e dedicação, mas também pela relevância de suas descobertas e projetos de pesquisa. Com trabalhos inovadores que abordam questões urgentes e complexas, as mulheres na pesquisa da UniRV trazem um impacto considerável para a sociedade, contribuindo para avanços científicos, tecnológicos e sociais que beneficiam a comunidade e o mundo como um todo.
 
A professora Dra. Camila Jorge Bernabé Ferreira, por exemplo, gera tecnologia avançada e desenvolvimento para o campo por meio de seus projetos. “Como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UniRV, temos desenvolvido diversos projetos dentro da instituição, gerando tecnologia em relação à qualidade do solo, auxiliando e aprimorando o trabalho do produtor rural”, afirma ela.
 
Além disso, a Universidade de Rio Verde tem uma grande área experimental para a realização de pesquisas de campo. “Já conseguimos muitas ferramentas e tecnologias para melhorar a produção das grandes culturas na região. A UniRV é fundamental para que as nossas ideias saiam do papel, pois oferece infraestrutura, laboratório e equipamentos. Temos uma instituição sempre preocupada em dar o melhor aos seus professores e à pesquisa”, completa a professora.
 
 
Capacitando mulheres pesquisadoras a alcançarem potencial e liderança em suas áreas, a UniRV adota uma abordagem proativa na promoção da diversidade de gênero, impulsionando a inovação e a excelência acadêmica.
 
Exemplo inspirador é o da professora Dra. June Faria Scherrer que está há 24 anos na instituição e participa do Programa de Mestrado em Produção Vegetal desde a sua abertura, orientando pesquisas. “Quando cheguei à UniRV fui bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional) do CNPq por dois anos, a primeira bolsista do interior goiano. Foi uma oportunidade para conhecer a instituição e a região”, conta ela.
 
Quando a BRF instalou a agroindústria em Rio Verde, a professora Dra. June foi coordenadora dos projetos com resíduos orgânicos, atividade que exerceu por 19 anos, em uma parceria entre a UniRV, BRF e a Embrapa. “Esse projeto me deu várias oportunidades como pesquisadora, me proporcionou conhecer outros profissionais brasileiros e estrangeiros especialistas na utilização de resíduos na agricultura. Fiz meu pós-doutorado em 2018 nos EUA nessa área por causa dos trabalhos que foram realizados aqui. Então, posso afirmar que a UniRV sempre me apoiou na minha carreira como pesquisadora. Atualmente participo de projetos aprovados pela FINEP, FAPEG e CNPq com uma equipe de professores da UniRV e de várias instituições brasileiras”, explica.
 
 
Na UniRV, o brilho das mulheres na ciência é muito mais que uma realidade: é uma inspiração contínua e prova de seu compromisso com o desenvolvimento.
 
Como pesquisadora engajada, a professora Dra. Muriel Jacob destaca sua dedicação à pesquisa e a importância da UniRV nesse processo. “Sinto carinho por todos os projetos de pesquisa que realizei na UniRV, em especial aos relacionados ao Direito do Agronegócio e sua regulação. Gosto de pesquisar sobre métodos de solução dos conflitos. A UniRV sempre entendeu a importância da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Isso nos deixou confortáveis para realizarmos pesquisa, em situação de igualdade, participando de editais, tendo incentivo, fomento e, principalmente, voz.”
 
 
Desbravando novos horizontes, as mulheres pesquisadoras da UniRV estão na vanguarda da inovação e do conhecimento, se comprometendo com a igualdade de gêneros na pesquisa e na academia, construindo um futuro em que o potencial das mulheres na ciência é totalmente realizado. Na UniRV, o futuro é feminino e cientificamente empoderado.
 
O Reitor, Professor Alberto Barella Netto ressalta a importância das atividades realizadas por estas valiosas pesquisadoras. "O trabalho de qualidade realizado por nossas professoras contribui para colocar a nossa Universidade em destaque no cenário acadêmico nacional e internacional. Por meio do nosso incentivo e suporte ao trabalho de cada uma de nossas talentosas mulheres buscamos, como instituição, colaborar com um mundo no qual a pesquisa e a divulgação científica sejam ambientes igualitários e acolhedores com a participação feminina. Parabéns às nossas docentes que fortalecem esta missão!", parabeniza.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Rogério Guimarães 

+ Notícias

#

Nota de Pesar

A Reitoria da Universidade de Rio Verde, em nome de toda comunidade acadêmica manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora Irene Laranjeira Fernandes Brav...

#

Acadêmicos e professore da Fac. de de Agronomia prestigiam 23º Workshop CTC Agricultura

   Nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, acadêmicos e professores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde prestigiaram o 23º Worksho...

#

Reitor recebe Chefe do Estado Maior da Polícia Militar e retoma tratativas de parceria

  Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de setembro, o Reitor da Universidade de Rio Verde, professor Dr. Alberto Barella Netto recebeu o Cel. Câmara, Chefe do ...

#

Agência de Inovação da UniRV promove palestra sobre Inteligência Artificial

Nesta quinta-feira, 12, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio de sua Agência de Inovação, realizou uma palestra visando estimular na com...

#

Artigo mostra a utilização de tecnologia de engenharia reversa

   Os professores Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, Dr. Marcelo Augusto Rozan dos Santos, Dr. Cheston Cesar Honorato Pereira e Dr. Tales Dias do Prado e o...