Na última quarta-feira, 12 de junho, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou o encontro de culminância do projeto de extensão ‘Leitura e Escrita na Educação para Jovens e Adultos (EJA)’.
O encontro contou com a presença da Diretora do Curso de Pedagogia, Professora Ma. Eli Coelho Guimarães, da Coordenadora da EJA na Rede Municipal, Vanusa Mendes Antunes, demais professores da EJA da escola-campo, de acadêmicos de outros períodos de Pedagogia, da Psicóloga e Professora Bruna Lima Dias, alunos da EJA da EMEF Dona Josefina e do Professor Fábio Pereira Santana, responsável pelo projeto.
O projeto foi realizado pelas acadêmicas do 7º período de Pedagogia, sob supervisão e orientação do Professor Me. Fábio Pereira, que ministra a disciplina de EJA para a turma. Contudo, o planejamento e a execução das ações envolveram os cursos de Pedagogia e Psicologia. As atividades foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre deste ano, a partir de encontros presenciais na escola-campo EMEF Dona Josefina, da Rede Municipal, onde existe a oferta da Modalidade de Ensino EJA.
Inicialmente, os acadêmicos fizeram um diagnóstico da realidade da turma de alfabetização de jovens e adultos. Embasados pelos teóricos da área e as orientações do professor da disciplina, foram planejadas atividades pedagógicas de intervenção. Entre uma visita e outra as acadêmicas fizeram rodas de conversas e debates que envolveram a análise da realidade, desafios e perspectivas da alfabetização de pessoas jovens e adultas no município de Rio Verde e no país.
O encontro de culminância apresentou resultados do projeto e contou com uma palestra da Professora Bruna Lima Dias. As acadêmicas de Pedagogia homenagearam os alunos da EJA com leitura de poemas e entrega de uma pequena lembrança.
“Esse é um projeto muito importante, pois além de aproximar os futuros professores da população, ainda incentiva e estimula a leitura de forma abrangente. Esta ação mostra que aqui na UniRV formamos profissionais comprometidos com seu papel de cidadania”, comenta o Reitor, professor Dr. Alberto Barella.