A Universidade de Rio Verde – UniRV foi destaque no evento Desafio Agro StartUp, a maior maratona de inovação no Agro do Brasil, realizada pelo Senar Goiás, Sindicato Rural e SEBRAE, que visa apoiar e fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco na inovação e resolução de desafios do mercado agro. No primeiro final de semana do Desafio, mais de 150 participantes tiveram a chance de expor suas novas ideias para o agro, nos três primeiros eventos em Anápolis, Mineiros e Rio Verde.
Em Rio Verde, duas das três equipes selecionadas na primeira etapa são formadas por acadêmicos da UniRV, sendo elas a GROUBOTS, da Engenharia Mecânica, que apresentou a ideia de produzir uma tecnologia robótica acessível como solução dos problemas produtivos do produtor rural, e a AGROER, da Engenharia de Software, que demonstrou a ideia de criar uma plataforma digital com objetivo de estabelecer conexão do produtor e operador de máquina.
Agora as equipes seguem para a capacitação empreendedora, com mentorias e muito mais. A última etapa é o Dia da Demonstração, que acontecerá em outubro, onde as melhores equipes apresentam seus pitchs a uma banca técnica, entre outros atores do ecossistema de inovação e as 12 melhores ideias podem receber uma subvenção de R$ 60.000,00 cada, através da Fapeg, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, além da oportunidade de participar de um ciclo de aceleração de empresas através do programa Acelera Campo.
No próximo final de semana é a vez de Inhumas, Jussara e Porangatu receberem a maratona.
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, estas conquistas são motivos de orgulho. “A participação neste Desafio é uma excelente oportunidade para nossos talentosos acadêmicos que desejam transformar o agronegócio com ideias inovadoras, podendo estabelecer novas conexões e ampliar seu conhecimento. Desejamos boa sorte aos grupos selecionados e estamos na torcida pelo prêmio”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação