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Faculdade de Engenharia Mecânica promoveu a 20ª edição do Mini Baja UniRV

Publicado em: 12-06-2024
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O Mini Baja UniRV é formado por estudantes das Engenharias e em específico por estudantes da Engenharia Mecânica, que visam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, propondo aos futuros engenheiros a elaboração e construção de veículos automotores Off Road (Mini Bajas) baseados nas regras da SAE Brasil.

O projeto iniciado no segundo semestre de 2012, sob coordenação do professor Me. Daniel Fernando da Silva conta ainda com os demais professores, em sua maioria mestres, que oferecem apoio aos alunos envolvidos durante a sua execução. A 20ª edição foi realizada no último final de semana, sendo a apresentação ao público e inspeção do veículo realizada no dia 06 de junho, a volta de classificação com tomada de tempo, no dia 08 de junho e a tradicional corrida, no domingo, dia 06 de junho.

Para o professor Daniel Fernando, a competição tem como objetivo avaliar e premiar os melhores projetos técnicos e estimular o desenvolvimento de futuros profissionais para o mercado automobilístico. “O protótipo do veículo de corrida é criado de acordo com as normas do regulamento e participam do campeonato estudantes de Engenharia e demais comunidade acadêmica, que demostram que o trabalho em equipe e a determinação, além de muita mão na massa,” completa.

O diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, prof. Dr. Rodrigo Francisco Lourenço Borges, apontar o campeonato como um diferencial exclusivo aos alunos participantes, se tornando um espaço repleto de atividade, integração e conhecimento que preparam para o mercado de trabalho. “O Mini Baja UniRV estimula a proatividade do aluno na busca de soluções para os inúmeros problemas que surgem durante a construção de um protótipo monomotor, atraindo a atenção de empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados”, finaliza Rodrigo.

Para o acadêmico Dyego Oliveira da equipe Extreme participar do projeto deu a noção da complexidade envolvida na fabricação de um carro, desde questões técnicas de peças e custos de fabricação até o entendimento da engenharia do projeto. “Além da oportunidade de colocar em prática o conhecimento aprendido em sala de aula, o projeto possibilitou o desenvolvimento de habilidades de gestão importantes para o mercado de trabalho,” menciona Dyego.

Os quesitos para definir o vencedor da corrida são: estar de acordo com os critérios de segurança estabelecidos pela norma do Baja SAE Nacional (100 Pontos);a  presença dos integrantes das equipes na competição e pontualidade (100 pontos) e  o maior número de pontos na corrida de resistência (cada bateria vale 100 pontos),  somando um total de 500 pontos.
Durante a corrida, os três primeiros participantes que somam mais pontos nos quesitos recebem a premiação. E na corrida foi realizada em uma pista (off Road) na UniRV, com 3 baterias de 15 voltas, os vencedores foram: 1º lugar: Senna Racing; 2º lugar: Bate-Estaca; 3º lugar: Extreme.

 
Equipe Ascom UniRV
Fotos: Faculdade de Engenharia Mecânica

 

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