No último sábado, 08 de junho, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou o Programa "Arte e Cultura Não Têm Idade" na Instituição Beneficente Auta de Souza (ABAS). Este projeto, coordenado pelas professoras Ma. Deusmaura Vieira Leão e Bruna Lima, teve seu encerramento neste semestre com uma animada Tarde Junina.
O evento contou com a presença da diretora da Faculdade de Pedagogia Professora Ma. Eli Guimarães, além dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. A programação incluiu diversas apresentações culturais e artísticas, como música ao vivo com a acadêmica Carolinne Maia dos Santos, quadrilha, dentre outras, proporcionando momentos de alegria e integração entre os participantes.
A Prof. Ma. Deusmaura Vieira Leão ressaltou a importância do programa: “Ao oferecer atividades artísticas e culturais, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, estimula a criatividade, a expressão emocional e a cognição dos idosos. Estas atividades não só contribuem para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar dos participantes, mas também proporcionam uma forma valiosa de socialização, fortalecendo as relações interpessoais e a autoestima”.
Além das apresentações, houve a entrega de alimentos e fraldas geriátricas à representante da instituição, a Técnica Lucivânia, reforçando o espírito de solidariedade e o compromisso social da comunidade acadêmica.
“O projeto oferece uma oportunidade única de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto prático e enriquecedor, promovendo a integração entre gerações e a compreensão das necessidades e potencialidades dos idosos. Esta experiência prática é fundamental na formação de futuros pedagogos e psicólogos, preparando-os para abordar de maneira humanizada as questões que enfrentarão em suas carreiras profissionais”, enfatiza a diretora da Faculdade de Pedagogia.
A Tarde Junina foi um sucesso e demonstrou o impacto positivo do Programa, promovendo a interação entre idosos e acadêmicos, e destacando a importância das atividades culturais e artísticas para o bem-estar e qualidade de vida de todos os envolvidos.
O Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto aprova a atividade e ressalta seus efeitos positivos: “A UniRV se compromete em formar profissionais humanos e com empatia para melhor atenderem as necessidades da comunidade. Além de oferecer benefícios para os idosos, o projeto também proporciona novas experiências aos acadêmicos, ajudando a construir seu papel como profissionais engajados”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdades de Pedagogia e de Psicologia