Na última terça-feira, 28 de maio, acadêmicos das Faculdades de Medicina Campus Rio Verde e de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV, realizaram mais uma edição do projeto de extensão ‘CuidArte’, coordenado pelas professoras Dra. Berenice Moreira e Professora Ma. Bárbara Sabino.
Este projeto tem como objetivo levar ações de saúde e arte terapia a pacientes que enfrentam a dependência química.
Desta vez os acadêmicos visitaram a Comunidade Terapêutica Novo Caminho, que é uma clínica de reabilitação dedicada à transformação e recuperação de dependentes químicos. Supervisionados pelo Professor Esp. Gregory Rocha Nascimento, o grupo apresentou palestras sobre como proceder ao presenciar uma parada cardiopulmonar.
Por meio de atividades práticas, os estudantes demonstraram técnicas de reanimação cardiopulmonar com um tronco de simulação realística. O grupo também orientou aos pacientes sobre demais cuidados de primeiros socorros e o que fazer enquanto aguardam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os acadêmicos também orientaram os pacientes sobre como realizar um salvamento em caso de afogamento, já que a clínica possui uma piscina e um lago e este tipo de acidente é muito comum nestes ambientes.
Na próxima visita o grupo falará sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral) e sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), temas escolhidos pelos pacientes.
Na opinião do Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto, a atividade é extremamente positiva para reforçar a cidadania dos futuros profissionais de saúde. “Esta visita leva nossos estudantes a ter contato com um grupo vulnerável que necessita de cuidados e maior atenção. Esta preparação os torna profissionais mais cuidadosos, empáticos e melhor preparados para lidar com a realidade dos hospitais e clínicas que desejam atuar no futuro. Parabéns aos participantes!”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Enfermagem