Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Turma de Pós-Graduação em Segurança Pública recebe certificados e lança livro

Publicado em: 17-05-2024
Compartilhar

Parceira estratégica no fortalecimento das forças de segurança pública de Rio Verde, a Universidade de Rio Verde realizou, na noite desta sexta-feira, dia 17 de maio, a cerimônia de certificação da primeira turma de Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal ofertada por meio do convênio com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica; Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Rio Verde.
 
A Especialização Lato Sensu que teve duração de cerca de 15 meses e uma carga-horária de 360 horas é fruto da parceria pensada com o objetivo fornecer aos servidores um curso atualizado e aprofundado, a respeito das temáticas mais relevantes à atuação policial. O curso visou contribuir para o aprimoramento do sistema de segurança, por meio de conhecimentos necessários à atuação prática e ao subsídio teórico, que resulta em melhorias na segurança da população.
 
 
 
O evento especial e de grande importância para Rio Verde e região contou com a presença dos anfitriões: o Reitor da UniRV, prof. Dr. Alberto Barella Netto; o titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia, Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira; o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Gradução, Aricio Vieira da Silva; o Pró-Reitor de Pós-Graduação prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis, além dos comandantes Ten. Cel. André Ribeiro Nunes (8º CRPM), Ten. Cel. Euler Barbosa da Silva Filho (2º Bpm), Ten. Cel. André Luiz Martins Felipe (4º BPM ) e  Valmir Borges Da Silva Filho (Guarda Civil Municipal - GCM).
 
 
Conhecedora do seu papel como Universidade que contribui com a sociedade na qual está inserida, com a oferta da Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal, a UniRV contribuiu para a formação de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para lidar com os desafios contemporâneos da segurança. O curso contou com professores qualificados e módulos que abrangeram temas como investigação criminal; gestão em segurança pública; criminologia; inteligência criminal e violência, crime e controle social. O curso gerou, aos 29 concluintes, um conhecimento que pode ser aplicado para promover melhorias tangíveis na segurança pública.
 
Abrindo os discursos da noite, o Delegado e prof. Me. Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira agradeceu ao Reitor e à UniRV pela parceria e oportunidade de capacitação de servidores das forças de segurança. “Em nome de todos eu quero agradecer à UniRV pela parceria e dizer que tivemos uma oportunidade não apenas de oferecer qualificação profissional, mas também de melhorar a segurança para toda comunidade. Os servidores ganham com essa especialização, as forças de segurança também ganham e a sociedade ganha muito mais com profissionais qualificados”, afirmou o Delegado.
 
 
Citando o importante papel de colaboração da Academia com as forças de segurança, o prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis reafirmou a contribuição da UniRV, com sua expertise em educação superior, para a elucidação dos desafios complexos que permeiam a segurança pública. “A interação entre a Academia e as forças de segurança permitiu a troca de conhecimentos que resultaram em abordagens mais abrangentes e eficazes para lidar com questões de segurança. Hoje estamos celebrando a certificação dessa primeira turma e o comprometimento exemplar de todos. Essa parceria rendeu frutos de grande contribuição para a segurança no município”, ponderou.
 
 
Reforçando a responsabilidade social da Universidade para com o município, o Reitor comentou sobre a importância de trazer as instituições para dentro da UniRV, unindo várias frentes para promover melhorias na segurança pública.  “A Universidade tem uma responsabilidade social muito grande com a comunidade de Rio Verde e, com essa Pós-Graduação, possibilitamos aos oficiais pertencentes a todas as esferas da segurança, a oportunidade de fazer uma especialização e assim contribuir não somente com sua carreira na corporação, mas também na agilidade dos processos que contribuem com a segurança em todo o município. Parabéns a todos os concluintes e obrigado às corporações pela parceria”, afirmou Alberto Barella.
 
 
Outro ponto importante da solenidade de conclusão do curso e que também refletirá em melhorias no sistema de segurança foi o lançamento do livro ‘Segurança Pública e Investigação Criminal’, obra proveniente de pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos do curso e publicada pela recém-criada Editora UniRV. O título teve como objetivo compartilhar, com a comunidade acadêmica e profissionais do setor, as pesquisas realizadas pelos acadêmicos envolvidos na segurança pública, com artigos que apresentam discussões sobre temas como: violência contra mulheres, crianças e minorias, a importância de recursos tecnológicos para a investigação criminal, bem como questões relacionadas ao sistema prisional e à posse de arma de fogo.
 
 
As discussões apresentadas na obra incluem ainda agentes sociais como o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). “Inauguramos a nossa Editora UniRV com este livro que é fruto das pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos do curso e todos os artigos trazem colaborações significativas para a sociedade, pela eficiência de poderem ser colocados em prática para promoção de melhorias no sistema de segurança", finalizou o Reitor.
 
 
Equipe ASCOM
Fotos: Eduardo Thomaz e Rogério Guimarães

+ Notícias

#

Chegou o Solstício de Inverno: entenda como será a estação

Hoje, dia 20 de junho, o Solstício de Inverno marca o início da estação mais fria do ano. O evento astronômico também se caracter...

#

Crianças do Proebom participam de atividades no Campus Luziânia

Aconteceu nesta terça-feira, 18 de junho, mais uma edição do Projeto de Extensão Saúde em Foco da Universidade de Rio Verde – Uni...

#

Inscrições abertas: segunda etapa do Vestibular dos Cursos Tradicionais

Estão abertas até o dia 23 de junho, as inscrições da segunda etapa do Vestibular pra os Cursos Tradicional da Universidade de Rio Verde &ndas...

#

Se inscreva: edital de concessão interna de Bolsas de Inovação Tecnológica

Com o objetivo de dar maior suporte e incentivo a projetos de pesquisa em inovação tecnológica, a Universidade de Rio Verde – UniRV publicou o ...

#

Inscrições abertas para os Mestrados em Produção Vegetal e Direito do Agronegócio

  A Universidade de Rio Verde abriu as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos Programas de Mestrado em Produção Vegetal e D...