O VII Congresso de Enfermagem começou nesta segunda-feira, 13 de maio, com o tema: ‘Fronteiras da Enfermagem: Desafios e Oportunidades’. Além de ser uma pequena celebração do Dia do Enfermeiro, que acontece no dia 12 de maio, a atividade tem como objetivo buscar garantir uma formação ampla e continuada dos acadêmicos, promovendo oportunidades para discussão sobre as novidades do mercado.
Dando início ao evento, a acadêmica de Medicina, Nayane Maria Costa Bernardes, realizou uma apresentação de dança.
Em seguida, as bailarinas Pâmela e Izabela, da Escola de Dança Viv’art, também se apresentaram.
Após as amostras culturais, a especialista Débora Martins Zoratto Oliveira, foi convidada para dar a primeira palestra da noite. Ela abordou a atuação de enfermeiras em cargos administrativos nos hospitais, um dos possíveis caminhos oferecidos pela graduação. A palestra pintou um panorama inovador sobre o uso de sistemas que otimizam o trabalho corporativo e empreendedorismo na saúde.
Ainda no tema empreendedorismo, a especialista Cynthia Riane Leão Souza, aprofundou o assunto, compartilhando sua experiência como empreendedora no mercado de trabalho. A enfermeira hoje trabalha como body piercer e é especialista em perfuração humanizada.
Em seguida, a professora Dra. Marília Marcondes Campoamor, comentou sobre a importância da pesquisa na área da Enfermagem, outro caminho que a graduação possibilita. “A pesquisa científica desempenha um papel fundamental na área da Enfermagem, pois contribui para a melhoria dos cuidados de saúde, além de ser parte importante para o avanço da profissão”, explicou.
O Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto parabeniza a Faculdade de Enfermagem na realização do evento. "Ver nossos acadêmicos tendo contato com os muitos caminhos que podem encontrar ao sair da Universidade é motivo de alegria. Este Congresso é uma oportunidade única de aprendizado e ampliação de horizontes para os futuros enfermeiros", comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz