Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Estudo inédito de docente e acadêmica da UniRV ganha notoriedade internacional

Publicado em: 14-05-2024
Compartilhar

Reiterando o incentivo da Universidade de Rio Verde – UniRV a pesquisa e divulgação científica, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Dr. Elton Brás de Camargo Jr, e a acadêmica de Medicina Ana Carolina de Sousa Andrade, tiveram o artigo do qual participaram ativamente: ‘Associação entre trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras’, publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem, na segunda-feira, 13 de maio.
 
Evidenciada em nível internacional, a pesquisa nunca antes realizada no Brasil, contou também com o apoio de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 
O estudo relacionou o desenvolvimento da depressão pós-parto a cinco tipos de traumas vividos na infância, sendo eles: abuso emocional, negligência emocional, abuso físico, negligência física e abuso sexual.
 
Por meio de um questionário, 253 puérperas de uma maternidade pública de Rio Verde, com filhos nascidos entre fevereiro e abril de 2022, foram avaliadas pelo estudo. Critérios como tempo de gestação, relacionamentos, histórico de diagnóstico de depressão, idade, cor da pele e casos de abortos anteriores foram levados em conta.
 
Em entrevista à emissora alemã Deutsche Welle, o prof. Dr. Elton Brás de Camargo Júnior, revela que as mulheres que foram vítimas de abuso emocional na infância têm 6,29 vezes mais chances de desenvolverem depressão pós-parto. Clique aqui e acesse.
 
O professor conta ainda que todos os tipos de abuso foram comprovados como fatores de risco. “Uma análise estatística multivariada verificou a coocorrência de mais de um tipo de trauma e a influência de todos os traumas juntos, e o emocional segue sendo o maior preditor do desenvolvimento da depressão pós-parto”, esclarece.
 
Por seu grande impacto em um tema não antes pesquisado, o artigo recebeu destaque também na imprensa. A Band News produziu uma reportagem a respeito, assim como a Folha de São Paulo.
 
Para o Reitor, professor Dr. Alberto Barella, a evidência desta pesquisa mostra também o impacto da UniRV: “Somos uma instituição que fortalece a divulgação científica, e a proeminência deste estudo mostra ainda a força de nosso corpo docente e acadêmico na pesquisa. Parabéns, professor Elton e Ana Carolina!”.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Rogério Guimarães

+ Notícias

#

UniRV sediará o JUGs Geral 2026 e reforça protagonismo no esporte universitário

  Reforçando uma das principais bandeiras da gestão liderada pelo Professor Alberto Barella Netto, de realizar investimentos constantes e apoio ao e...

#

Contabilidade: o GPS estratégico dos negócios

    Durante décadas, a Contabilidade foi vista como uma área voltada essencialmente ao cumprimento de obrigações fiscais e ao regi...

#

Limpeza e revitalização marcam preparação da UniRV para o início das aulas

  Há pouco mais de uma semana e meia do início das atividades administrativas, a Universidade de Rio Verde começou uma série de limpeza,...

#

Inscrições para bolsas do ProBem 2026/1 começam hoje

  O Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abre nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, as inscri&c...

#

Professor da UniRV assume vice-presidência do CREA-GO

  O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde, Dr. Rodrigo Francisco Borges Lourenço, tomou posse como vice-presidente...