Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Tem início o "30º Simpósio de Estudos Jurídicos" da Faculdade de Direito

Publicado em: 14-05-2024
Compartilhar

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV deu início nesta segunda-feira, 13 de maio, ao 30º Simpósio de Estudos Jurídicos (SEJUR), evento de grande relevância para o cenário acadêmico e de pesquisa. O tema escolhido para este ano foi ‘Relações Internacionais, Direitos Humanos e Globalização’, e o evento continua até quarta-feira, 15 de maio.
 
 
A mesa diretiva foi composta pelo Reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto; o Vice-reitor e Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva; a Procuradora Geral da UniRV, Prof. Dra. Viviane Aprigio Prado e Silva; a diretora da Faculdade de Direito, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado; o coordenador geral do 30º SEJUR, Prof. Dr. Eduardo Álvares de Oliveira; bem como a coordenadora das Promotorias de Justiça de Rio Verde, promotora Dra. Renata Dantas de Morais e Macedo e o Prof. Dr. Ricardo Luiz Nicoli, representando o presidente da OAB-GO, Dr. Alessandro Gil.
 
 
O coordenador geral do evento, Prof. Dr. Eduardo Álvares, comemorou a realização do evento: “Esta é a 30º edição de um evento que vem congregar a comunidade acadêmica e a comunidade jurídica. Isso mostra a responsabilidade da UniRV em manter viva a tradição de realizar um simpósio de tanto impacto. São 40 anos formando profissionais de excelência em várias áreas. Essa é a marca da UniRV”.
 

 
A diretora da Faculdade de Direito, prof. Dra. Línia Dayana Lopes expressou sua profunda alegria pela concretização de mais um simpósio. “Meu sentimento hoje é de satisfação e muita gratidão em ver nossa jornada. A realização deste evento mostra o compromisso de todos que fazem o sucesso da Faculdade de Direito. Agradeço profundamente o suporte dado pela Reitoria a todos nossos eventos e projetos e ao envolvimento de todos que fizeram o SEJUR acontecer”, comenta.
 

 
“Em todas as edições do SEJUR buscamos trazer temas atuais e os melhores palestrantes, e esperamos que mais uma vez todos sejam capazes de absorver muito conhecimento e aproveitar cada palestra”, comentou o prof. Dr. Ricardo Nicoli, desejando a todos os presentes um bom evento.
 

 
A promotora, Dra. Renata Dantas, parabenizou a UniRV na realização de mais um SEJUR e agradeceu a oportunidade de participar novamente. “Este evento tem como objetivo ampliar os horizontes de cada acadêmico presente, e demonstrar os muitos caminhos de atuação no mundo jurídico. Espero que a partir desta atividade todos possam compreender que executar o Direito vai muito além de conhecer as leis, mas sim buscar amplos conhecimentos multidisciplinares sempre”, declara.
 

 
“Nos sentimos honrados em realizar mais uma edição deste grande evento, recebendo palestrantes renomados e tratando de um tema tão relevante. O SEJUR é uma oportunidade única de aprendizado, sendo organizado pelos acadêmicos para os acadêmicos, portanto esperamos que todos aproveitem. Parabéns a organização, que este seja um grande evento para todos!”, comentou o Vice-reitor, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva.
 

 
Cumprimentando a mesa diretiva, o Reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Faculdade de Direito pelos 40 anos de história. “A Faculdade de Direito tem tradição de excelência, e isto é demonstrado na execução de cada Simpósio de Estudos Jurídicos. Estendo meus cumprimentos também aos nossos convidados. Esta ocasião é uma oportunidade de celebrar a pesquisa e o trabalho na área jurídica, compromissos que a UniRV tem com a comunidade acadêmica. Aqui nossos estudantes podem ingressar na graduação e concluir o mestrado, além de se envolverem em pesquisas científicas, e realizarem importantes conexões com o mercado de trabalho. Mais uma vez agradeço a todos por estarem presentes neste evento importante”, declara.
 

 
O primeiro dia do 30º SEJUR foi marcado por uma palestra estimulante e provocadora sobre o tema: Cooperação Internacional e Investigação Criminal, ministrada pela Superintendente Regional da Polícia Federal em Goiás, Dra. Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente e mediada pelo prof. Dr. Arício Vieira. A profissional destacou a importância crescente da cooperação entre países e organizações em um mundo globalizado e em constante mudança.
 
Dra. Marcela Rodrigues enfatizou a necessidade de as organizações jurídicas se adaptarem e se tornarem mais responsivas e ágeis, a fim de enfrentar os desafios da cooperação internacional.
 

 
A palestra serviu para destacar a importância de se adaptar e evoluir em um mundo onde a colaboração e a interconexão entre diferentes jurisdições são cada vez mais essenciais. A abordagem desse tema pioneiro no SEJUR certamente estimulou a reflexão e o debate entre os participantes, fortalecendo o engajamento com os desafios e oportunidades da cooperação internacional no âmbito jurídico.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Rogério Guimarães

+ Notícias

#

Nota de Pesar

A Reitoria da Universidade de Rio Verde, em nome de toda comunidade acadêmica manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora Irene Laranjeira Fernandes Brav...

#

Acadêmicos e professore da Fac. de de Agronomia prestigiam 23º Workshop CTC Agricultura

   Nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, acadêmicos e professores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde prestigiaram o 23º Worksho...

#

Reitor recebe Chefe do Estado Maior da Polícia Militar e retoma tratativas de parceria

  Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de setembro, o Reitor da Universidade de Rio Verde, professor Dr. Alberto Barella Netto recebeu o Cel. Câmara, Chefe do ...

#

Agência de Inovação da UniRV promove palestra sobre Inteligência Artificial

Nesta quinta-feira, 12, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio de sua Agência de Inovação, realizou uma palestra visando estimular na com...

#

Artigo mostra a utilização de tecnologia de engenharia reversa

   Os professores Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, Dr. Marcelo Augusto Rozan dos Santos, Dr. Cheston Cesar Honorato Pereira e Dr. Tales Dias do Prado e o...