Escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), a fim de incentivar a leitura e homenagear autores, o dia 18 de abril é considerado o Dia Mundial do Livro. A Universidade de Rio Verde – UniRV reconhece a leitura como um hábito fundamental para a construção de conhecimento e por isso busca incentivá-lo.
Ainda segundo a Unesco, a promoção da leitura e da escrita ao redor do mundo funciona também como uma forma de combate ao analfabetismo e à pobreza.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Cérebro (InsCer), além do desenvolvimento de habilidades como concentração, capacidade criativa e aumento de vocabulário, a leitura também é capaz de reduzir os níveis de estresse, contribuindo para a saúde mental.
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim afirma que o hábito regular da leitura pode ser considerado um fator de proteção contra o desenvolvimento de doenças da memória, como o Alzheimer, assim como pessoas com mais anos de estudo e uma escolaridade mais elevada possuem menor chance de desenvolver a doença.
A UniRV possui uma Biblioteca Central, que disponibiliza cerca de 80 mil títulos entre livros, apostilas, periódicos e artigos, abrangendo todos os cursos da Universidade, além da Biblioteca Virtual, que oferece mais de 20 mil obras e pode ser acessada através deste
link. Atualmente o local passa por reforma e ampliação, com o objetivo de oferecer um ambiente mais moderno e aconchegante para os acadêmicos.
A UniRV publicou recentemente o livro “Universidade de Rio Verde – Retratos e Trajetória dos 50 anos”, obra composta por registros dos momentos mais marcantes da instituição ao longo de suas cinco décadas, com o propósito de celebrar suas conquistas e relembrar seu impacto na sociedade. A primeira edição do livro está disponível gratuitamente a comunidade. Aproveite a data e conheça melhor a nossa história:
clique aqui.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Eduardo Thomaz