A presença da Universidade de Rio Verde – UniRV na renomada feira agropecuária Tecnoshow foi marcada pelo sucesso do modelo de trincheira apresentado no estande pela Faculdade de Agronomia, que expõe as pesquisas realizadas na soja e que estão sendo apresentadas nos ciclos de palestras. Assim, a instituição reforça mais uma vez seu compromisso com a união entre teoria e prática que prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.
Hoje, o ciclo de palestras começou com a professora Dra. Rose Luiza Tavares, que trabalhou o tema: “Uso da cobertura de solo para mitigar os efeitos do déficit hídrico”. Em seguida, o professor Dr. Givanildo da Silva abordou o tema: “Mitigação do déficit hídrico na germinação das sementes com o uso de biológicos”.
Os professores explicaram que a cobertura do solo é essencial na agricultura brasileira, pois a prática ajuda a diminuir as perdas de água por evaporação e também a conter a erosão, aumentando o percentual hídrico nos poros dos solos. As pesquisas neste campo estavam expostas em uma trincheira que permitia aos visitantes observarem as raízes da soja em cada técnica diferente de cobertura do solo.
A Professora Dra. Veridiana Cardozo Gonçalves Cantão explicou que dentro deste contexto, a eficácia dos produtos, insumos e manejos dentro da produção está diretamente ligada a presença de água no solo, por isso, o sucesso e desenvolvimento da lavoura deve estar sempre alinhado às práticas de combate ao estresse hídrico.
A presença da UNIRV na Tecnoshow proporciona uma oportunidade fundamental para os estudantes conhecerem as inovações e avanços da indústria e também para entenderem a relevância e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante seus estudos.
Para o acadêmico Matheus Rodrigues, da Agronomia, a participação na feira ressalta a preocupação da Universidade com os acadêmicos. “A UniRV prepara da forma mais completa os futuros engenheiros agrônomos que entrarão para o mercado de trabalho, trazendo os acadêmicos para um contrato maior com as novidades que estão surgindo no agronegócio, nas pesquisas, no desenvolvimento de técnicas e especialmente trazendo a todos para aprender na prática o que é ensinado em sala de aula”, declara.
O estudante Pedro Delefrate, também da Agronomia, afirmou que o modelo de trincheira exposto no estande têm sido esclarecedor para a abordagem das temáticas trabalhadas. “Aqui pudemos observar os experimentos e analisar de perto os impactos da seca na cultura, com as palestras os professores conseguem se aprofundar ainda mais no que é ensinado, além de demonstrar com as raízes expostas na trincheira”.
O estande da UniRV recebeu ainda a visita do cantor, ator e agrônomo, Diogo de Brito Souza, conhecido como ‘Guito’. O visitante comentou como a UniRV se destaca apresentando pesquisas modernas e alinhadas a demanda do mercado em crescente avanço. “Promover o agronegócio é uma proposta que sempre carrego comigo. Acho muito importante a Universidade de Rio Verde trazer este conhecimento preparando os futuros agrônomos para as crises climáticas ou de pragas, e fomentando o produtor com tecnologia para passar pelas fases difíceis mantendo a margem de produção. No meu tempo de faculdade focávamos muito em produção, hoje o foco deve ser outro, e a UniRV está acompanhando o mercado”, comenta.
A presença da Universidade de Rio Verde na Tecnoshow proporciona uma experiência enriquecedora e relevante para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
Amanhã as palestras continuam a partir das 9 horas, com o Professor Dr. Gilmar Oliveira Santos trabalhando o tema “Desafios climáticos em condição de déficit hídrico”.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Herison Tessari e Eduardo Thomaz