O segundo dia da Tecnoshow 2024 começou com grande movimentação ainda na avenida de acesso ao Centro Tecnológico Comigo, com uma extensa fila de carros, caminhões e ônibus. A grande movimentação também pôde ser acompanhada dentro da feira, com visitantes de vários estados e de outros países e também nos estandes da Universidade de Rio Verde.
Atraídos pelas dinâmicas preparadas especialmente para a terça-feira, dia 09 de abril, profissionais, acadêmicos, estudantes do ensino médio e o público em geral prestigiaram a programação de palestras e atividades práticas desenvolvidas em cada espaço. Cuidadosamente elaboradas, as atividades serviram de atrativo a todos, pela maneira dinâmica e eficiente na reprodução de cada tema.
Um dos locais que também ganhou destaque no estande da UniRV neste segundo dia de feira foi o espaço coworking. Bastante utilizado no mundo dos negócios, o ambiente foi estruturado com ar-condicionado, internet e mesas para trabalhar, fazer reuniões, receber clientes, entre outras atividades. “O nosso objetivo é oferecer esse espaço aos visitantes da Tecnoshow que possam, fazer conexões, firmar parcerias e fechar negócios de forma ágil e gratuita”, explica Erineide Lopes.
Destaque também para as palestras do dia, e o primeiro tema trabalhado foi ‘Manejo do déficit hídrico: ambiente sequeiro x irrigado”, ministrado pelo professor Dr. Nelmício Furtado da Silva. Durante a explanação do tema, os participantes puderam visualizar os dados aplicados, por meio de uma dinâmica apresentada em uma trincheira.
Ainda mostrando os resultados desenvolvidos na trincheira, o professor Dr. Ricardo de Castro Dias trabalhou o tema “Os benefícios da gessagem no manejo do déficit hídrico”, mostrando os resultados da pesquisa iniciada em dezembro do ano passado e preparada especialmente para a Tecnoshow. Durante sua palestra foi mencionado que a aplicação do gesso melhora a propriedades do solo em profundidade e melhora o desenvolvimento do sistema das raízes.
Diante de tantas novidades apresentadas na feira, o estande da UniRV também foi visitado por profissionais de renome e pesquisadores de outros estados. A engenheira agrônoma, professora universitária e pesquisadora da Embrapa desde 1982, Mariangela Hungria foi uma das personalidades ligadas ao agronegócio brasileiro que visitou os espaços da instituição e reforçou o papel da Universidade na produção científica.
“Eu vejo possibilidades incríveis para a agronomia e a formação que a gente tem no Brasil ninguém tem, porque a gente realmente consegue ter a visão do que é o mercado. Precisamos cada vez mais de pesquisas específicas e na Universidade esse ambiente é mais propício. É na Universidade que temos a possibilidade de enxergar a realidade de cada biossistema e assim desenvolver pesquisas de acordo com as demandas., “comentou a pesquisadora.
Falando de mulheres na pesquisa e no agronegócio, a programação de palestra no período da tarde contou com a participação da professora Dra. Rose Tavares, ministrando o tema “O uso da cobertura de solo para mitigar os efeitos do déficit hídrico”. A temática visou demonstrar a importância de manutenção da palhada sobre o solo para melhoria de atributos físicos, químicos e biológicos do solo.
A programação dos estandes na edição 2024 da feira continua nesta quarta-feira, dia 10 de abril, com palestras a partir das 9 horas da manhã. A programação completa de palestras e atividades programadas para a semana estão disponíveis no estande.
Equipe ASCOM
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari