A Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV, promoveu nesta terça-feira, 2 de abril, uma atividade especial para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Os acadêmicos do curso, por meio da disciplina Educação Inclusiva, foram convidados a participarem de uma roda de conversa sobre o assunto, orientada pela Professora Ma. Aparecida Maira de Mendonça Rezende.
A Professora reforçou como a data simboliza a importância de compreender e conscientizar-se sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Um dos aspectos mais fundamentais é o conhecimento de todas as pessoas acerca do transtorno, para que possamos acabar com o preconceito e discriminação que muitas pessoas com autismo ainda sofrem, por isso a importância da divulgação de informações acerca do tema. Nos últimos anos, tivemos avanços, mas temos muito o que aprender para que de fato, as pessoas com autismo tenham seus direitos respeitados e garantidos.”, explica.
Os estudantes também produziram cartazes alusivos ao tema e foram para o saguão soltar balões azuis representando como as pessoas que apresentam autismo devem ser acolhidos por toda a sociedade. Neste ato, esteve presente a Diretora do Curso de Pedagogia, Professora Ma. Eli Coelho Guimarães Carneiro, professora Ma. Deusmaura Vieira Leão e Professor Me. Fábio Santana.
Mais sobre a data
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia