Nesta quinta-feira, 7 de março, a Universidade de Rio Verde – UniRV realizou a aula inaugural para a nova turma do Mestrado Profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. Este evento reuniu a comunidade acadêmica no Auditório Administrativo e foi palco de discussões importantes sobre a relevância do tema e do curso para o desenvolvimento do setor de agronegócio e, consequentemente, de todo o país.
A mesa diretiva foi composta pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Alberto Barella Netto; pelo Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, professor Dr. Arício Vieira da Silva; pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; pela Coordenadora do Mestrado, professora Dra. Rejaine Silva Guimarães; pela Presidente Interina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Rio Verde, Sra. Silvana Potrich Cescon; e pelo Presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB Subseção Rio Verde, Sr. Vitor Paranaíba Queiroz.

A Coordenadora do Mestrado, prof. Dra. Rejaine Guimarães, ressaltou a importância de compreender o papel do Direito no contexto do agronegócio e como a formação de profissionais especializados nessa área pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor: “Temos orgulho de poder contribuir com esta comunidade acadêmica tão diversa e engajada em busca do conhecimento. O agro é um campo vasto para a nossa atuação. Que este seja um período frutífero, de muita colaboração e produção científica”, declarou.

O primeiro Mestre em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento do país, titulado pela UniRV, o Juiz de Direito Thiago Casteliano deu as boas-vindas aos novos mestrandos e relembrou o período que passou estudando neste mesmo programa: “Tenho alegria de ser egresso deste Mestrado e carregar o nome da instituição para todo lugar. Esta jornada é cheia de oportunidades, então aproveitem ao máximo para contribuir com a comunidade social e com a comunidade jurídica por meio da pesquisa. Vocês certamente serão profissionais muito melhores!”.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Claudemir Bertuolo, enfatizou a relevância da pesquisa e da produção científica na área do agronegócio, ressaltando o papel do Mestrado em formar pesquisadores e estudiosos capacitados a enfrentar os desafios do setor. “Por meio da produção científica, as experiências e novas perspectivas dos mestrandos têm o potencial de contribuir para o progresso do agronegócio em todo o mundo. Estamos ansiosos para testemunhar as conquistas de cada um”, afirmou.

O Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, Professor Dr. Arício Vieira, ressaltou a importância da formação de profissionais qualificados para atuar no mercado do agronegócio, destacando a demanda crescente por especialistas nessa área e a importância do Mestrado oferecido pela UniRV, que foi o primeiro do país neste setor: “O agronegócio tem muito a se beneficiar das pesquisas diversificadas e de alto nível que serão produzidas neste programa de mestrado. A união do estudo e da prática mostra aos nossos acadêmicos que tudo é possível aqui”, comentoi.

Por fim, o Reitor da UniRV, professor Dr. Alberto Barella Netto, destacou a importância estratégica do agronegócio para o desenvolvimento econômico e social do país, ressaltando a relevância do curso de Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento para formar profissionais capacitados a atuarem nesse setor tão importante para a economia brasileira e mundial. “Nosso mestrado trabalha uma abordagem multidisciplinar, que leva em consideração não apenas as questões legais, mas também econômicas, sociais e ambientais. Nossos professores têm muito a oferecer, aproveitem esta oportunidade. Aqui formamos profissionais qualificados para acompanhar o crescimento do setor”, assinala.

Após as falas das autoridades, os acadêmicos puderam assistir a uma palestra com um renomado estudiosos e pesquisador na área do Direito, o Professor Dr. Pablo Malheiros da Cunha Frota, que possui um currículo brilhante extenso de trabalho com produção científica. O palestrante destacou a importância do pensamento crítico no estudo em todas as etapas da graduação e pós-graduação e também no trabalho de pesquisa.
.png)
Em seguida, a noite teve ainda um momento muito especial: o lançamento de dois livros escritos por egressos do programa de Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento da UniRV.
A Sra. Silvana Potrich Cescon apresentou seu livro Holding Rural: Teoria e Prática, que busca resolver questões relacionadas à sobrevivência dos negócios rurais familiares, apresentando uma estruturação teórica e prática sobre o instituto da holding familiar rural, propondo um modelo de estudo de viabilidade e de implementação deste instituto.
O Sr. Vinícius Pomar Schmidt apresentou sua obra Propedêutica do Direito do Agronegócio, que tem o intuito de fornecer uma base teórica prévia ao estudo do Direito do Agronegócio, fornecendo a esse público um panorama geral da mencionada disciplina, levantando discussões de Filosofia, Ciência Política e Sociologia do Direito.

Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herison Tessari
Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG