Com o tema Conexão Genuína da Medicina, teve início na noite desta sexta-feira, dia 22 de setembro, o V Congresso Médico de Rio Verde (COMERV), realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde, por meio do Centro Acadêmico (CAFAMERV), reunindo em um só ambiente, acadêmicos e profissionais da saúde. O evento que segue até o domingo, conta com várias palestras, minicursos e mesa-redonda, ampliando assim discussão de inúmeras especialidades e vertentes médicas, inclusive as mais recentes abordagens com foco em atendimento humanizado e Medicina Baseada em Evidências,
clique e confira.
Cerca de 500 inscritos acompanharam a apresentação da Banda “Casa da Música”, que agitaram o início da programação da a cerimônia de abertura, cantando clássicos do pop rock internacional, como Guns N' Roses e Shania Twain, além de hits conhecidos do MPB e do rock brasileiro, com canções de Bandas como Jota Quest, com direito a aplauso e vocal do auditório.
A mesa diretiva foi composta pelo coordenador multi-campus, professor Me. Christiano Bittar; pelo diretor da Faculdade de Medicina, prof. Me. Rychard Arruda de Souza; pelo presidente da Associação de Médicos de Rio Verde, Fernando Cruvinel; pela coordenadora pedagógica, profª Ma. Kênia Alves Barcelos; pela coordenadora docente do Congresso, professora Uiara Rios Parreira; pela presidente do Centro Acadêmico, Ana Beatriz Viana e pelo presidente do V COMERV, Guilherme Rocha Rodrigues.

Abrindo os discursos da noite, o anfitrião do evento, Guilherme deu as boas-vindas, falou da importância do Congresso para a formação acadêmica, agradeceu a todos os participantes e à Universidade pelo apoio na realização dos eventos. “Hoje estamos reunidos em celebração a medicina, juntos formamos uma comunidade que valoriza a medicina e que tem um importante papel junto a sociedade. Nos acadêmicos sabemos muito bem a jornada que estamos percorrendo: uma jornada de coragem e resiliência. Obrigado a todos e excelente Congresso,” comenta Guilherme.

Em suas palavras, Kênia falou do papel do COMERV e agradeceu o incentivo de todos ao longo destes anos, tornando possível a realização de um encontro de conhecimento. “Gostaria que voces aproveitassem esse momento do Congresso com toda sua intensidade e totalidade, aproveitando cada instante dessa programação que será enriquecedora para a carreira de vocês. Ao final voces sairão daqui outras pessoas, com um aprendizado muito grande que vai contribuir com a sua jornada acadêmica. Bom evento a todos e aproveitem,” acrescenta a coordenadora.

Rychard iniciou sua fala falando da alegria de participar de mais uma edição do COMERV e falou da contribuição da programação para a jornada na Universidade. “Parabenizo os organizadores e todos que se empenharam para construir a vasta programação do nosso Congresso, proporcionado aos congressistas uma variedade de temas que vai deixar todos entusiasmados. Desejo um grande evento a tosos, sejam muito bem-vindos a nossa casa e absorvam o máximo de conhecimento durante esses dias,” acrescenta.
Em nome do Reitor, Christiano deu as boas-vindas a todos os professores, servidores e aos congressistas e demais convidados. “É uma honra muito grande vocês estarem aqui hoje nesse grande evento, que teve a realização dos acadêmicos, parabenizo pela organização e pela preocupação em planejar uma variedade de temas em um só evento, agregando muito conhecimento a todos os congressistas,” ponderou o professor.
Para abrilhantar a programação de abertura, a palestra “Medicina de alta performance: como gerar conexão”, foi ministrada pelo médico especialista em clínica médica e terapia intensiva, Fabrício Manoel Rezende Dias. “Hoje a gente vai trocar experiências. O objetivo aqui hoje não é ensinar, mas sim aprendermos juntos,” reforçou o palestrante.
O palestrante chamou a atenção de todos ao compartilhar algumas estratégias para gerar conexão sem perder a conexão genuína com a medicina e compartilhou um pouco de sua caminhada na profissão de médico, focando principalmente na importância de manter essa conexão mesmo diante de um mundo tecnológico.
O Reitor reforça que a realização do COMERV além de promover o encontro de acadêmicos com profissionais, possibilitando a troca de conhecimento, ainda vai ao encontro institucional de promover ações que oportunize aos estudantes, vivencias da profissão. “parabéns aos organizadores por mais uma edição desse importante Congresso: “É uma oportunidade excepcional para médicos, estudantes e entusiastas da área da saúde se reunirem em um ambiente enriquecedor e inspirador”, ressalta professor Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Foto: Rogério Guimarães